Teste da conexão à massa

Testar eficientemente uma conexão à massa (terra), sempre foi uma dor de cabeça para muitos profissionais. Uma simples medição de resistência nem sempre é definitivo, seja pela sensibilidade do medidor ou devido as influencias do meio. As falhas de contato geralmente são intermitentes e frequentemente se apresentam durante o funcionamento, sob vibrações e com carga elétrica. Portanto, é recomendável medir a queda de tensão, fazendo circular através da conexão uma corrente elevada. Para os componentes de ciclo pulsado, uma forma eficaz de constatar a falha da conexão, é medir a queda de tensão com um osciloscópio, durante o funcionamento do motor. Para este procedimento, toque a pinça de sinal do osciloscópio no terminal a ser testado e a pinça do negativo ao borne negativo da bateria. Lembre-se que esta prova só é válida quando a falha está presente durante o teste.  

5 comentários:

  1. Como medir massa? Vai uma sugestão.Utilize um medidor de precisão de milionésimos. Meça a tensão da bateria do ckt e memorize-a por exemplo 13,768 v.
    TESTE ESTÁTICO: Verifique no esquema os check points do sistema ou subsistema em questão. CKT massa estará ok se as tensões encontradas nos checks points estiver a mais próxima possível da tensão de referência memorizada anteriormente.
    TESTE DINÂMICO: Ligue o sistema ou subsistema em questão e cheque novamente os mesmos pontos. Os novos valores de tensão encontrados tem que ser o mesmo do teste anterior.
    Obs.: Quanto mais distante a tensão encontrada estiver da tensão de referência é indicio de terra ruim. Procure melhorar o aterramento nos pontos onde a tensão apresentou disparidade.Eu particularmente não admito tensões superiores a 0.400v.
    Obs.: Utilize a técnica da Acupuntura para verificar os check points

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu mesmo. mas poderia informar o que significa check points. o proposito é informar ou complicar? tá parecendo um artigo acadêmico.

      Excluir
  2. Grato pela sugestão, é bom ver que existe muitas maneiras de fazer o teste.

    ResponderExcluir
  3. No meu caso o teste que fiz na terceira bobina,no cabo de entrada da bobina é que a corrente é estática, não da aquele intermetente mas a 1 a 2 e 4 funciona normalmente..o que devo fazer...

    ResponderExcluir
  4. Óimo artigo...bom dia ou boa tarde a todos!
    Recentemente testando um módulo de injeção que chegou em minhas mãos para reparo, me deparei com um curto na linha de 5v do regulador de tensão com o terra...pois o capacitor de tantalo bipa dos dois lados...em outro ponto próximo a um determinado driver está me dando uma tensão de 23v.
    A pergunta é a seguinte; estando em curto a linha em questão ao massa...como poderia eliminar esse curto sem condenar a placa?

    Agradecendo sempre a atenção!

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.