Conheça o regulador de tensão multifuncional

Chamado também de regulador inteligente, este componente incorpora funções especiais à regulagem da tensão do alternador, vinculando-a a temperatura, carga e rotação do alternador. Além disso, sinaliza defeitos, pré-excita o campo (rotor) e protege o alternador contra curto circuito entre B+ e B-.

Características técnicas:
  • Para a geração do alternador em caso de curto circuito entre B+ e B-.
  • Diminui a tensão do alternador caso atinja o limite de temperatura do regulador.
  • A corrente de pré-excitação não depende da Lâmpada piloto, é fornecido e controlado pelo regulador através de pulsos (PWM). Não havendo o funcionamento do motor, a corrente do rotor é reduzida após certo tempo.
  • O inicio de geração é atrasado para evitar a carga do alternador logo após a partida do motor. Ajuda a estabilizar a marcha lenta do motor.
  • Ao ligar consumidores de alta potência interrompe a geração do alternador e volta a aplicar-la gradualmente. Suaviza a carga mecânica do alternador evitando solavancos na condução do veículo.
Funções atribuídas aos bornes do regulador.
  • Borne 15, chave de ignição - Liga e desliga o regulador. Esta função habilita o regulador e inicia a pré-excitação.Quando o borne 15 é conectado ao B- o regulador é desligado, parando a geração do alternador pelo tempo que permanecer esta condição.Interrompido o circuito para o borne 15, a geração se inicia em alta rotação devido ao magnetismo residual.Não existindo este borne o sinal de ligação é fornecido através da lâmpada piloto, via borne L.
  • Borne L – Sinalizar defeitos, ativar o regulador caso este não possua o borne 15 e acionar um relê auxiliar para comandar consumidores que somente poderão ser usados se o alternador está gerando e não há sinalização de defeitos.
  • Borne W – Fornece um sinal DC de onda quadrada para o instrumento indicador da rotação do motor. 
  • Borne DFM (drive field monitor) – Fornece um sinal de onda quadrada modulado (PWM). A largura do pulso expressa a capacidade de geração do alternador e possibilita acelerar o motor em marcha lenta ou desligar consumidores para contrabalançar a potência do alternador.
  • Borne BS (battery sense) – borne sensor para referencia da regulagem de tensão do alternador. Ligado diretamente ao positivo da bateria compensa a queda de tensão da linha B+ e aperfeiçoa a carga da bateria. Com a sua interrupção ou uma queda de tensão acentuada na bateria passa a usar o B+ do alternador como referência. Dependendo do regulador poderá haver ou não indicação de erro.

Possíveis sinalizações da lâmpada:
  • Alternador parado (quebra da correia),
  • Defeito de subtensão e sobretensão,
  • Circuito do rotor interrompido ou em curto circuito,
  • Diodo roda livre em curto ou interrompido,
  • Regulador em curto,
  • Conexão do borne 15 interrompido,
  • Conexão do borne BS interrompido,
  • Interrupção ou curto circuito da carga B+/B-.

Nota! Somente acende a lâmpada, não memoriza ou exibe código de erro.


Dica:
A foto ilustra um regulador que possui quase todas as funções descritas. Entretanto a quantidade de funções e os valores ajustados dependem dos veículos onde são aplicados. Mesmo que sejam fisicamente compatíveis, podem incluir programas e ajustes diferentes. Siga a recomendação do fabricante para evitar mau funcionamento por incompatibilidade na aplicação.

10 comentários:

  1. ola!aparecido,aqui é o Pinheiro trabalho com eletricidade automotiva,e gostei muito dessa dica sobre regulador de tensão,essas informações é show, meu email é autoeletricapinheiro@gmail.com ,valeu um abraço!!

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  2. Felizmente existem pessoas que usam a internet para este tipo de informação parabéns Aparecido, sou eletricista de veículos da linha leve, semi-pesado e pesado e esta informação foi de total ajuda.
    gostaria se pudesse que me enviasse mais informações sobre reguladores e alternadores eletrônicos cassiobreno1810@yahoo.com.br.
    Grato Cássio de Uberlândia-MG

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  3. caro Apaecido,
    fiquei muito feliz com sua aula sobre reguladores elétronico.
    gente como vc é de grande serventia p/ nosso país.
    obg. mesmo.
    Marcos de Açailandia MA

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  4. Olá! Meu meus parabéns pelo blog! Tive alguns problemas com o motor de um bote em plena bacia de campos e então resolvi dar uma pesquisada na internet sobre eletrônica automotiva. As informações me ajudaram a confirmar minha suspeita. Parabéns!

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  5. Olá Aparecido! Estava fazendo pesquisas na internet sobre alternadores e conheci seu blog. Gostei muito das informações e dicas, estão sendo muito úteis para mim que estou cursando eletricidade automotiva. Se você puder me passar algum material didático,informações e esquemas para estudar eu agradeço.
    meu email é ricardosilvamuriae@gmail.com

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  6. Muito bom o conteúdo explicitado nessa matéria, sou eletricista de automóveis, gostei muito e se possível, quero receber outras informações com conteúdos tão bons quanto esse!

    Abraços Aparecido, DEUS em CRISTO JESUS lhe abençoe sempre!

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  7. rr.3001.rj@hotmail
    Se possível, pode me enviar pelo e-mail

    Grato!

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  8. Parabéns , suas matérias são esclarecedoras e com dosagem técnica adequada e de grande valia para quem quer aprender ou entender melhor alguns dispositivos , gostei muito!

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