Teste a tensão da bomba de combustível

A queda de tensão na bomba é uma das causas que reduz a vazão e possivelmente a pressão de combustível. Para medir-la, funcione o motor e coloque o multímetro em contato com os terminais no conector da mesma, como mostra a foto abaixo.
A diferença na tensão medida aí deve ser menor que um volt em relação à encontrada na bateria.
Possíveis falhas: mau contacto na conexão massa, reles, fusíveis, conectores de passagens, etc.

Examine também o estado das conexões, pois mesmo que a tensão esteja normal, a falha ainda pode ser provocada por mau contato nos terminais do conector ou internamente no conjunto da bomba.
A foto acima mostra um conector danificado (primeiro borne à esquerda), cuja bomba apresentava baixa vazão de combustível.

Considerações: As condições acima são válidas para a maioria dos sistemas, exceto para aqueles mais modernos que usam o controle PWM ou possuem pré-resistência no circuito para regular a vazão da bomba.

Temas relacionados:

55 comentários:

  1. Grande Aparecido!!!
    Bom dia, meu nome é Alexandre Suzuki, da oficina Suzuki Serviços Automotivos em SP capital; Fiquei sabendo do seu blog e gostei muito!!!!
    Não sei se vai lembrar de mim, mas fiz muitos cursos com vc na Bosch...

    Fico feliz por vc não ter parado de ensinar algo que vc sabe muito bem!!
    Já adicionei o seu no meu "favoritos"!!
    Grande Abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Me lembro sim Alexandre.. agradeço seus comentarios e fico feliz que tenha gostado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA NOITE APARECIDO,ME TIRE UMA DÚVIDA,O CHICOTE DA MINHA BOMBA DE COMBUSTÍVEL DEU PROBLEMA, COMPREI OUTRO PRA SUBSTITUIR,A PERGUNTA É POSSO EMENDAR ESTE CHICOTE A BOMBA? NÃO TEM PERIGO POR FICAR SUBMERSO NO TANQUE, OBRIGADO

      Excluir
  3. Olá Aparecido! Tenho um Golf GTI 2003, e tá acontecendo que as vezes ele não pega, e aí eu vou na bomba e tiro e ponho o terminal e aí ele pega. O que será que é o problema? me ajude aí amigo.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Eloi, está muito vago. acontece com motor frio (primeira partida)? Com o motor quente, depois de quanto tempo? você desliga e liga a bomba em seguida e depois dá a partida? ou faz pegar e depois liga a bomba? Cheira combustível?

    ResponderExcluir
  5. boa noite amigo sou novo na mecânica pouco que acabei de ler já gostei vi que vc é um profissional de verdade eo mais importante nisso não é egoísta !!! minha pergunta é a amperagem encontrada no pino 30 e 87 do relé tem que ser a mesma onse vai o fusível ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. grato por comentar, a amperagem da bomba consta nos catálogos de aplicação dos fabricantes das mesmas, varia entre 4 a 8 Amperes.

      Excluir
  6. Aparecido, boa tarde!!! Tenho um Escort Zetec 1.8 16v, referentemente começou um cheiro muito forte de gasolina dentro do carro, logo depois o carro não pegava na primeira partida e só voltava funcionar se retirasse o conector da bomba e pluga se novamente e até que um dia parou de vez e tive que trocar a bomba...resumindo, após a troca da bomba o cheiro de gasolina continua muito forte e notei que o tanto o conector da bomba/relé/fusível estão esquentando.
    Obs: retifiquei o chicote e está OK - troquei o relé q tb estava OK - E consultei no manual se fusível era o correto.
    Caso tenha alguma dica, favor informar.
    Obrigado

    Ademir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ademir, Verifique a causa cheiro de combustível, poderia ser: excesso de injeção (tempo de injeção elevado), falta de estanqueidade dos injetores, pressão alta de combustível, falha de ignição,vazamento em alguma manqueira ou canister saturado. Após identificar a origem então passe para a fase de sanar o problema. Quanto a bomba deverá medir a corrente para comprovar algum problema.

      Excluir
  7. Ademir a dica é fazer um diagnóstico mais técnico, efetuando medições. Veja o cheiro forte de combustível pode ocorrer por dois motivos: fuga de combustível ou afogamento. Para saber qual deles é o caminho teria que medir tempo de injeção, primeiro, se muito alto o rumo seria sensor de temperatura, MAP, ou outra coisa que tenha relação com o cálculo do volume de combustível. Se está normal deste lado teria que medir a pressão/vazão e estanqueidade do combustível. poderia ter um problema com regulador de pressão, válvulas gotejando, etc. Medir a corrente da bomba te dará uma dica se existe alta pressão de combustível ou problemas elétrico.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!
    Problemas resolvidos!!! Efetuei a troca da mangueira de retorno do tanque e conector da bomba de combustível.

    Obrigado.

    Ademir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Ademir, e obrigado pelo retorno, isto é muito bom para os companheiros que precisam de uma dica.

      Excluir
  9. Bom dia aparecido, estava acompanhado aqui um canal de mecânica e apareceu um I30 com o mesmo problema do meu carro falhando e tbm já tinha feito tudo o que eu fiz no meu, o mecânico descobriu que a válvula purga do canister tinha travado aberta, com os gases do combustível passando direto e isso ocasionava a falha e o motor trepidando e depois com o tempo ele ficava normal e tbm consumo elevado de combustível etc. E detalhe mesmo a peca tendo um sensor ela não acusou no painel do carro luz de injeção e nem no scanner sera que o do meu carro é a mesma coisa ? Irei fazer o teste no mecânico. Mas antes queria que fala se sobre isso ! Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uermeson, nem todos os sintoma que se parecem podem ter a mesma causa. Entretanto faz parte do diagnóstico levantar possibilidades e claro, executar contrapartidas para saber se procede. Neste seu caso é simples fazer um teste: desconecte no coletor de admissão a manqueira proveniente da válvula do canister e tape o orifício deixado no coletor. Se for ela a causadora o problema desaparece. Haah válvula do canister não possui sensor.

      Excluir
  10. Boa noite Aparecido, tentei enviar um email para você pelo blog mais estava dando erro. Gostaria de saber como faço para testar vazão da bomba de combustível ? E se realmente e um teste importante,e se e possível ter uma vazão de combustível baixa com a pressão de linha normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe,é possível sim. Qual sistema é seu carro, existem três tipos. Sistema com retorno coleta o combustível na mangueira de retorno por 30 segundos.

      Excluir
    2. E quando e sem retorno, nos sistemas returnless como faço para medir a vazao ?

      Obs. Sou reparador automotivo.

      Excluir
    3. Felipe se o seu manômetro é conjugado com medidor de vazão, deve ter um registro, inicie com ele fechado e verifique a pressão. Após coloque uma vasilha na saída da manqueira do registro e abra lentamente até a pressão abaixar aprox. 0,5 bar e terá a vazão registrada pelo medidor. Se tem um manômetro simples use o volume coletado vasilha/por 30 segundos como medição, como era feito antigamente.

      Excluir
    4. Felipe no caso de manômetro simples, terá que adaptar um T e usar uma saída do T para colocar um registro de espera.

      Excluir
  11. Bom dia,
    Tenho uma audi A3 02 que estava com problemas no sensor de nível. Retirei o sensor danificado e coloquei um novo, virei a chave com o conector desligado e logo após conectei o mesmo mas o sensor não informa nada. Estou suspeitando que não está chegando corrente para os terminais do sensor de nível, os da bomba estão ok pois o carro esta funcionando.seria possível este problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo este é o caminho, para comprovar sua suspeita precisa testar com um multimetro. Veja post sobre este tema,ai descreve os procedimentos.

      Excluir
  12. Boa Tarde , tenho uma S10 2007 Gasolina 2.4 e apresentou o seguinte problema , não está indo tensão elétrica no conector da bomba de combustível , já verificamos os fusíveis e o Rele da bomba de combustivel foi substituído e ainda não foi resolvido , você já passou por essa experiência? Teria alguma orientação para que possamos tentar identificar o problema ? Fico no aguardo e desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  13. Colega, verifique se o relé liga. Teste continuidade dos fios.

    ResponderExcluir
  14. Colega, verifique se o relé liga. Teste continuidade dos fios.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite. Meu astra 2007 a bomba não funcionava. Tirei fora e fiz o teste na bateria e funcionou. A corrente chega no terminal, ligo os conectoresas aí a bomba não funciona. Cheguei os terminais mas estão normais. Ligo direto da bateria e funciona também. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  16. Marcelo, o problema é queda de tensão por mau contato em conexão, emenda mau feita de um alarme, fio quebrado ou outra coisa no circuito. Terá revisar ligações e se necessário que correr a fiação de ponta a ponta para reparar o defeito.

    ResponderExcluir
  17. Entendi. Mas quando eu ligo o multímetro no terminal que chega na bomba, ele consta corrente, mas ligo a bomba nele e não funciona, embora a bomba esteja funcionando quando ligo na bateria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo mas você liga o multímetro com o conector ligado na bomba? quantos volts dá? Veja meu vídeo no youtube que vai entender o seu problema. https://www.youtube.com/watch?v=qakYIDD4M0Y

      Excluir
  18. Boa tarde. Tenho um Azera 2011 que de umas semanas pra ca esta custando a dar a partida. Tem momentos que pega normalmente e momentos que na 1 partida do dia tenho de insistir diversas x ate pegar. Quando ele não pega não ouço o barulho da bomba eletrica acionando. Levei a oficina de uma amigo e colocamos o medidor de pressão da bomba que apresentou 4bar de pressão, mas ao testarmos a estanqueidade fechando o fluxo no medidor ao invez da pressão subir ate 7bar, nada acintece !! Podem me ajudar por gentileza ? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. robson, se não escuta a bomba funcionar, possivelmente a bomba está isolando ou tem mau contato no circuito. o teste correto é medir a tensão no conector da bomba (acesso difícil) e no momento que ocorre o problema (complicado)
      o que poderia fazer é checar relé, fusivel quanto a mau contato e se tiver tudo nem, trocar a bomba na confiando na sua observação. quanto ao teste de vazão está enganado, teria que fechar o retorno do tanque e se eu não me engano este carro não tem.

      Excluir
  19. Olá tenho um uno 87 e a bomba de gasolina parou de funcionar.. usei o multimetro para medir a tensão e apresentou 4 volts sendo que era para apresentar 12 volts..

    Vc consegue me apontar qual defeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as possíveis causas está descrita no post, dai em diante terá que examinar.

      Excluir
  20. Aparecido, boa tarde. Estou com o mesmo problema do Eloi. Gold GTI 2004. As vezes não pega de jeito nenhum, aí vou na bomba e está dando 8v. Deixo parado e do nada volta ao normal com 13,7v. Fiação já foi checada. Poderia ser na bomba?

    ResponderExcluir
  21. tenho um golf gti 150 cv 2001 turbo 20v o mesmo nao chega corrente na bomba de combustivel viro a chave e nao escuto o barulho da bomba oq poderia ser e quais testes devo fazer ??

    ResponderExcluir
  22. Boa noite meu amigo, estou com um Gol Bola ano 95 - cht 1.0 - Quando o carro estava funcionando normal eu percebi que ao virar a meia chave a Bomba de combuativel faz um barulho parece que estava liganfo certo, Depois de uns dias foi feito limpeza do tbi .. trocaram sensor de posicao da borboleta, e trocaram aquele regulafor de pressao do tbi Monoponto, mas o cara mexeu na quele parafuso da pressao e nao pegou mais ele meceu em minja casa .. depois percebi que ao virar a meia chave do carro a bomba nao estava fazendo aquele barulho dela ligando ... Verifiquei o conector la na bomba e esta esta chegando corrente normal, e os rele que ficam em baixo do painel do passageiro estao acionando normal, mas a bomba nao da sinal, sera que a nomba pode ter queimando ??? O carro nao liga mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você testou com o conector ligado na bomba? deu 12 Volts? soltou a manqueira de combustível no TBI e testou?

      Excluir
    2. Eu testei o conector da bomba sem entsr conectado, eu desconectei, coloquei o multimetro e liguei meia chave. Estava chegando corrente normal. Nao esta chegando combustivel no Tbi. Quando ligo a chave a bomba nao é acionada. ... A Bomba estava funcionando, o cra tinha mexido no regulador de pressao sem o manometro .. eai dedepois fui dar a partida eu percebi que estava fazendo mais barulho de ar no tbi ... E depois de dar tanta partida tive esse problema da bomba nao ligar mais..... Sera que a bomba pode ter queimado ...se a pressao no regulador de pressao estiver incorreta ?

      Excluir
    3. A coisa mais fácil do mundo: teste com o conector ligado na bomba, deu em torno de 12 Volts, ok defeito da bomba, não deu, defeito do circuito.

      Excluir
    4. Tem como ligar a bomba fora do carro . Fazer uma ligacao direta pra fazer um teste fora ?

      Excluir
    5. somente em bancada apropriada, existe risco de incêndio ou explosão.

      Excluir
  23. Poderia me ajudar por favor
    Meu carro ñ funciona e só chega 9 volts na bomba.e já verifiquei fuziveis e caixa de fuzivel que e do esxorte xr3 conversível 1993.
    E tá.bem jogando 12 volts direto da bateria o carro não liga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc verificou se tem pressão de combustivel? os injetores injetam ou batem?

      Excluir
    2. Olá tenho um fox 2007
      Tá cortando
      Fiz teste no conector que vai até a bomba tá chegando 13 a 14 voltes

      Seria padao 12v pode me ajuda

      Zap 92 988474663

      Excluir
  24. Boa tarde.eu tou com uma s10/2011ja troquei oito bombas e elas queima na horas que anda ums dez km a vinda fica livre como se não tiverse mas bomba no tanque

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde.eu tou com uma s10/2011ja troquei oito bombas e elas queima na horas que anda ums dez km a vinda fica livre como se não tiverse mas bomba no tanque

    ResponderExcluir
  26. Ola boa tarde, tenho um golf 1.6 2000, o problema que esta acontecendo é que estou andando com ele normalmente e do nada perde forca e desliga. coloquei um multímetro para conferir a tensão que chega na bomba durante o uso e quando acontece o problema. Em condição normal esta chegando em torno de 12,70 volts no borne da bomba, dai do nada quando começa a falhar o motor e perder força ate apagar o mesmo verifico o multímetro e bem no instante deste problema a tensão chega a subir para uns 13,20 volts. Isso acontece depois de uns 10 minutos do carro ligado e vai se repetindo volta e meia, mas se deixo o máximo de coisas ligadas no carro e deixo a tensão mais baixa pelo consumo , praticamente não apresenta o problema. Pode ser o regulador de tensão ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo nenhuma relação da falha com a tensão na bomba. O caminho correto é usar o scanner. Se tiver dúvida com relação a alimentação faça o teste completo do alternador e bateria.

      Excluir
  27. Boa noite
    Tenho uma uno 96 gasolina o marcador de combustível não marcar so acende a luz quando estar na reserva o que pode ser

    ResponderExcluir
  28. Boa noite
    Tenho uma uno mille 96 gasolina o marcador de combustível não marcar so acende a luz quando estar na reserva o que pode ser

    ResponderExcluir
  29. bom dia aparecido oliveira tom com um uno vivace 1.02013 ele não faz mais que 7.5 no etanol na cidade e 10 km na estrada dai passo em escanear e não acha erro manutenção tudo certinho dai vi esse poste seu e medi a corrente e o resultado foi 14.01volts nos terminais bateria com o motor ligado e 13.45 volts com o motor ligado no conector da bomba de combustível cheguei a conclusão que posso tá com perda de pressão na linha de combustível será que tô coreto espero sua resposta desde de já agradeço ...

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde estou com uma uno vivace, está chegando 10.8 na bomba. O carro começa a falhar a tensão cai para 10.4 na bomba e o motor para de funcionar. Com essa tensão a bomba para?

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.