Usando as pinças amperimétricas

As pinças de corrente ou amperimétricas são compatíveis para serem usadas com uma gama enorme de multímetros, osciloscópios e outros instrumentos. Possibilitam uma medição rápida e precisa, sem a necessidade de interromper o circuito, condição primordial nos carros modernos onde a desconexão de cabos traz sérios inconvenientes.

No automóvel predomina as medições de corrente CC, portanto, as pinças usadas são as de tecnologia de efeito Hall, adequadas também para medir corrente CA.

Alguns equipamentos possuem a escala casada com a pinça possibilitando uma leitura direta em Amperes. Com outros equipamentos selecione uma escala de mV compatível e converta a leitura para amperes segundo os nível de saída mV/A indicado ou selecionado na pinça.

Possíveis níveis de saída mV/A da pinça:
Faixa medição     Nível de saída       Conversão para Amperes
30 A                   100 mV/A               mV/100 ou V x 10
100 A                 10 mV/A                 mV/10 ou V x 100
>400 A               1mV/A                    mV direto ou V x 1000

As imagens abaixo exemplificam algumas medições com o multímetro 



Então! em caminhões, ônibus ou carros use mais e melhor para: medir a corrente de faróis, lanternas, bomba de combustível, aquecedor da sonda lambda, alternador, motor de partida, ventiladores, corrente de fuga da bateria, velas aquecedoras, etc. Use com o osciloscópio para medir corrente de bobinas de ignição, sinal dos injetores de common rail, injetores da injeção direta, etc.
Para outras medições em corrente alternada como: a corrente de um motor, transformador, e outros bastam usar a escala em AC.

links relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.