Medição da corrente de fuga no VW - Pólo 2007

Medir a corrente de fuga em alguns veículos requer certos cuidados, pois ao desligar o motor e fechar o veículo os sistemas elétricos continuam ligados temporariamente, para que se realize a supervisão de funções importantes de controle do motor e a desativação de todas as funções da rede CAN bus de dados.

Para ilustrar e mesmo constar como referência técnica segue os procedimentos realizados em um veículo VW – Pólo 2007, com um multímetro comum ligado em série com o cabo negativo da bateria.

Procedimentos e cuidados:
  • Deixe a tampa do motor aberta, feche todos os vidros, desligue todos os consumidores do veículo e retire a chave da ignição.
  • Acione o travamento elétrico e alarme através da chave ou controle remoto.
  • Aguarde 30 minutos.
  • Selecione uma escala de corrente alta no multímetro, 10 ou 20 ADC.
  • Desligue o cabo negativo da bateria e insira o multímetro entre o negativo da bateria e o cabo conectado à massa, foto abaixo.
  • Reajuste a escala de medição, caso necessário.

A corrente de fuga medida deve ser inferior a 30 mA. Pode ocorrer que ao interromper o circuito o ciclo de desligamento se reinicie, neste caso aguarde sua finalização. Veja o gráfico de medição do ciclo completo.

 Conforme o gráfico a corrente se mantém em 200 mA por 30 segundos, cai para 125 mA permanecendo assim por 25 minutos e finalmente se reduz a 25 mA (depende dos componentes instalados).

Se a corrente final for superior a 30 mA procure identificar a causa. Isole os circuitos um a um retirando-se os fusíveis correspondentes e repita a medição.

Conclusão:
Após restabelecer a conexão da bateria no veículo testado foi necessário somente apagar erros em algumas UCE’s. Os parâmetros armazenados no indicador multifunções foram apagados.

Frequentemente a corrente de fuga anormal acentua o desgaste da bateria e reduz a capacidade de partida, porém devido ao uso diário do veículo e a falta de diagnóstico habitual não é notado. 

Veja também:

13 comentários:

  1. Aparecido,

    simples e objetivo espero que continue com esse trabalho as materias são otimas .


    Helton Costa

    ResponderExcluir
  2. Bom dia professor.Ouvi dizer que a bateria funciona como um estabilizador de tensão. O senhor poderia me explicar como ela exerce essa função?outra pregunta:Utilizando um shunt para medir corrente o multímetro colocado em paralelo com o shunt deve estar na escala de tensão correto? e depois devemos aplicar a lei de Ohm correto? parabém pelo canal na net. informações confiáveis.

    ResponderExcluir
  3. olá Carlos. A bateria funciona como amortecedor ou limitador de pico de tensão, aquele gerado ao ligar e desligar cargas. O aumento de tensão leva a um aumento da corrente de carga da bateria, consumindo a energia e limitando o pico de tensão. Está correto, se mede a tensão no shunt e aplica a lei de ohm.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde , estou com um problema parecido de fuga de carga de bateria em um polo Hatch 2008/2009, levei até a oficina Bosh car service , ele me passou um diagnóstico dizendo que parte da fuga era a frente do rádio da Pioneer, e o restante é do alarme, porém quando o alarme é acionado a fuga cai para 160 miliamperes, e ele me disse que depois de 3 horas a fuga cai para 24 miliamperes. Eu não estou mais conectando a frente do rádio com o carro na garagem , mas continua o mesmo problema a bateria aguenta no máximo 2 dias com o carro desligado.
    Não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tem levantador de vidros automático quando fecha o carro. É original? Acho que não mediram corretamente?

      Excluir
    2. Meu carro está com o mesmo problema no fusivel 30 alguém conseguir resolver

      Excluir
    3. O meu está com o mesmo problema no fusivel 30 alguém conseguiu resolver

      Excluir
  5. Estou tentando problema de fuga no polo ,2007 testando os fusíveis foi identificado que o 30 juntamente com o 33 consomem 0,40 ah olhando quando ligamos o 30 ele aciona um relé dentro do módulo módulo bordnetz, pelo que vi módulo conforto alguma dica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu carro está com o mesmo problema, figa de corrente pelo modulo bordnez. Estou tirando esse fusível nº 30. Você conseguiu resolver? Se tiver alguma dica, me avisa por favor meu e-mail é helder.cesar.tinoco@gmail.com Muito obrigado.

      Excluir
    2. Meu carro está com o mesmo problema, figa de corrente pelo modulo bordnez. Estou tirando esse fusível nº 30. Você conseguiu resolver? Se tiver alguma dica, me avisa por favor meu e-mail é helder.cesar.tinoco@gmail.com Muito obrigado.

      Excluir
    3. Meu carro está com o mesmo problema, fuga de corrente no fusível n° 30. Você conseguiu resolver? Se sim, me passa a dica. Obrigado.

      Excluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.