Sonda lambda após o catalisador

Nos carros brasileiros comumente encontramos sonda lambda antes do catalisador, diferente de outros países onde as normas que regem as leis de emissões são mais severas.
A sonda antes do catalisador tem por finalidade manter a mistura regulada, atribuindo alta eficiência à conversão catalítica.

Más, o que faz a sonda após o catalisador?
Com a finalidade de supervisionar o funcionamento do catalisador e da sonda reguladora (anterior), a sonda posterior possibilita o autodiagnóstico de falhas pela UCM nestes componentes. Em alguns sistemas podem ainda atuar como sonda de regulação, otimizando o trabalho do catalisador ao longo de sua vida.

E, como se comporta o sinal da sonda posterior?
Em boas condições de funcionamento o volume de oxigênio após o catalisador deve ser reduzido e estável, portanto a tensão gerada pela sonda ficará também estável, geralmente em torno de 0,7 Volts (veja figura abaixo).

Oscilações de grandes amplitudes em fase com o sinal da sonda anterior, indicam o esgotamento do catalisador, induzindo a gravar na memória de diagnóstico da UCM os códigos de erros P0 420, P0 430. Tensão reduzida na sonda posterior pode indicar baixa eficiência do catalisador ou mistura muito pobre. Outros códigos de erros possíveis: P0 133, P0 153, P0 140, P0 160.

Links relacionados:

171 comentários:

  1. Olá! O meu gol g5 1.6 2011 já possui sonda pos catalisador, tenho a intenção de colocar um 4x1 direto, o que posso fazer para eliminar o erro da segunda sonda? Me indicaram um afastados de sonda, uma espécie de porca que afasta a sonda mais para fora do escape, para ler uma menor quantidade de o2. Sera que funciona? Voce tem alguma dica?

    Kiko.Melo@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Kiko, qualquer alteração que altere a velocidade do fluxo de gases de escape é suficiente para registrar erros. É muito difícil fazer a alteração e evitar o erro iminente. Infelizmente não posso ajudar.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Meu Xsara 1.6 2001 era pra ter essa sonda, mas olhei embaixo e não tem nem o buraco. Isso pode signiicar que o catalisador foi retirado? E a sonda especifica pra ser usada pós catalisador é muito dificil de achar, e é muito cara. Minha duvida é: ele á diferente da primeira sonda, ou posso usar uma sonda identica à que vai antes do catalizador? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use uma sonda lambda universal da bosch . Ela pode ser usada pré ou pós catlisador.

      Excluir
  4. Robert, para este veículo, na versão Brasil, não foi montado a sonda após o catalisador, pois segundo as normas de emissões da época não havia necessidade. Quanto a aplicação, as sondas existentes no mercado podem ser montadas antes ou após o catalisador, nos veículos onde está previsto a sua aplicação, é claro. Isto não quer dizer que devem ser idênticas, é comum haver um modelo antes e outro após o catalisador, conforme particularidades do projeto.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Aparecido. De fato elas possuem diferenças mesmo, principalmente no preço. A segunda é salgaaaada.... hehe. Mas olhei no esquema do meu carro e ele veio com duas, inclusive tem o conector solto no motor. Acho que todo Xsara N7 veio com duas. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Ola tenho um agile 2010 com 23000km e no scaneer ta me dizendo baixa eficiencia do catalizador pode ser a sonda pos catalizador ? ou catalizador mesmo?

    ResponderExcluir
  7. Obviamente foi scanneado o sistema para ter esta informação. Se deve dar continuidade no diagnóstico para determinar se realmente a sonda está em ordem e também avaliar outras possibilidades como: se o aquecimento da sonda é adequado, se não há mau funcionamento do motor que prejudique a onda, tipo contaminação por excesso de óleo, carbonização, falha de ignição, etc. Seria impróprio trocar a sonda ou catalisador sem fazer um diagnóstico detalhado do motor e sistema de ignição/injeção/elétrico.

    ResponderExcluir
  8. Colega, Para saber se há necessidade de trocar a sonda ou não é preciso seguir com o diagnóstico. Testar o sinal da sonda, verificar se a sonda anterior está funcionando normalmente, conferir a adaptação de A/F, pode ser que o AF não corresponda ao combustível que está no tanque. checar se não há fuga no escapamento, verifique se não está furado. Pode ser até catalisador desgastado.Leve o veículo a uma oficina especializada em diagnóstico.

    ResponderExcluir
  9. Tem alguma diferença na numeração dessas sondas?

    ResponderExcluir
  10. Após o catalisador pode ser usado sonda do tipo planar ou finger e pode ser igual a anterior ou não. Depende do projeto.

    ResponderExcluir
  11. Olá Aparecido,
    Tenho um Renault Sandero 1.0 16 V 2010. Verifiquei que a luz no painel acendeu e após passar o scanner foi indicado que a sonda lambda pós catalisador está com problemas, necessitando ser trocada. Tanto na oficina da autorizada renault quanto em outra oficina isso foi indicado pelo scanner. Informo que esta não é a primeira vez que isso acontece.Só que das outras vezes a luz foi apagada após passar o scanner, só que desta vez isso não ocorreu. Percebo algumas falhas após incio da partida, como se algo cortasse a velocidade do carro quando ele começa a se desenvolver...e em outros momentos o carro apaga várias vezes em sequencia.
    Realmente seria este problema? Caso seja, é possível encontrar uma sonda com tais especificações de uma boa marca, que seja garantida mas que o preço não seja tão absurdo quanto o da autorizada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde tenho um Sandero 2013 que faz a mesma coisa que o seu faz só quando abasteço gasolina já troquei sonda vela cabo limpeza do tanque de bico também me socorram

      Excluir
    2. Trocar peça sem fazer o diagnóstico é a mesma coisa que tomar remédio sem consultar um médico. O scanner é apenas um exame para saber por onde começar a trabalhar. Medições adicionais verificações do estado dos componentes envolvidos e testes destes são procedimentos para localizar a causa do problema. Sem isso se perde tempo e joga dinheiro fora e por fim ainda terá que pagar para uma oficina fazer o diagnóstico. Procure uma oficina especializada que tenha conhecimento e equipamentos adequados para fazer diagnóstico.

      Excluir
  12. Daniela, a sonda após o catalisador indica um mau funcionamento do catalisador ou da sonda anterior ou mesmo do motor. Pelo que você relata o carro pode ter outro problema que está refletindo na sonda. Precisa um diagnostico completo para identificar esta falha que menciona e que pode ser a causa. Tem sintoma de falha de ignição. Com quantos km está a vela? as bobinas deste veículos costumam apresentar problemas frequentes. Caso seja necessário a troca da sonda existem opções de boas marcas e originais (thonsom, NGK, Bosch) creio que a do veículo é NGK..confirme!? Não costumo fazer indicação de oficina através do blog, se quiser me coloque um e-mail.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Caro Aparecido, ótimo post o seu, retirou muitas duvidas.
    Eu tenho um gol g5 2010, o mesmo acende a luz da injeção, gera o código de falha P0 420 relatando falha no sistema catalanístico, testei as sonda, a primeira responde os estímulos normalmente, ja a segunda faz a leitura identica a primeira oscilando muito, tava com duvida e apos seu poste deduzi que é problema no catalizador, sempre apago o codigo, mas apos alguns km volta. Agora proximo passo vou analizar o catalizador pra ver se ta desgastado, gostaria de sua opinião amigo, grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, meu carro está com o mesmo defeito que o seu. O que fez para resolver? Qual era o problema?

      Excluir
  14. Só completando meu comentario, o carro nao sofre alteração nenhuma, da partida normalmente, nao morre, mas como a leitura ta errada a ECU entende errado tambem e o resultado é o aumento de consumo no carro. em torno de 25% ao meu ver, estou correto Aparecido?

    ResponderExcluir
  15. Fernão, é possível sim que o catalisador esteja desgastado, porém não deixe de considerar outros fatores que também influenciam, como: aquecimento da sonda lambda posterior, problemas no chicote, fuga de ar no escapamento. Verifique os parâmetros de adaptação lambda e de combustível (se for flex).

    ResponderExcluir
  16. realmente é um problema bem complexo, tenho um ELM e faço leitura com o Notebook com o Pcmscan, nada preçiso, tenho uns resultados das lambdas que nao entendo, olhei visualmente o catalizador e as colmeias parecem normais, sem acumulo nem nenhum residuo de explosão nele, a sonda pos faz a leitura como expliquei, oscila de 100 a 700 v, retirei a lambda no chicote e a ECU nao gerou nenhum codigo de falha, nao entendi, acho que tenho nas maos um grande desafio, ja levei em alguns mecanicos e nenhum desifrou a ECU acessa, eu tenho uns print da leitura que fiz no programa se voce poder me ajudar, ja nao tenho a quem recorrer aqui na região

    ResponderExcluir
  17. Fernão a cerâmica do catalisador possui uma cobertura de metais nobres que reagem com o gás de escape,, uma vez esgotado a reação deixa de existir e podemos dizer que seria apenas um tubo inerte. O fato é: quantos km rodou? se tem mais de 100 mil km podemos considerar a troca do cat. por outro lado temos que pensar que se os gases de escape está frio esta reação não acontece. Se entra ar no escape produz irregularidades no funcionamento, se a mistura do motor está muito fora do ideal também não há regeneração pelo cat. Ou seja verifique passo a passo: mecânica do motor, adaptação de combustível deve estar de acordo com o combustível usado, parâmetros do motor em ordem tipo: tenmperatura do motor, massa de ar, etc. pressão de combustível. O segredo é fazer o máximo de exames que tem a ver com o problema afim de encontrar a causa.

    ResponderExcluir
  18. é carro aparecido, eu ja perdi muito sono fazendo pesquisa na net, infelismente moro numa região de mecanicos que acham, ouviram falar e diserram que tal coisa e isso e aquilo, ai nao da pra confiar, por isso esse interesse, eu tenho umas leituras que fiz usando o ELM e a meu conhecimento é tao pouco que nao entendo bem os resultados, vou fazer comparativos com outro veiculo do mesmo modelo, gol g5 2010 60mil rodados para ver se esse programa é confiavel, e compara os resultados, vme em mente um bocado de coisa que me dao dica, o avanço de ignição em marcha lenta pode ficar em -8º? ta com ponto atrazado?

    ResponderExcluir
  19. Olá. Levei meu ford ka 2010 na oficina pois a luz de ignição estava acesa. Ficou bastante tempo assim. Acusou problema na sonda lambda. Comprei outra e troquei. O carro perdeu potencia quando está fio, a luz voltou a acendeu e o erro agora, segundo o scanner, é o catalizador. Tenho que trocar essa peça? Isso pocede? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio boa tarde. Estou com o mesmo problema com meu KA 2010. Como resolveu o seu problema?

      Excluir
  20. Márcio, você deve fazer um diagnóstico completo antes de trocar qualquer peça, qualquer falha que causa uma queima irregular vai registrar erro de sonda e possivelmente de catalisador. Encontre a causa do problema, me parece que este já possui sonda antes e pós catalisador, é certo?
    É motor flex? se for pode ter erro de adaptação de combustível. Encontre a causa do erro. Se não verifique se está tudo em ordem com o motor, sensor de temperatura, sensor MAP, qualidade, pressão e vazão de combustível, sistema de ignição, etc. O scanner somente aponta um erro, daí prá frente tem que suar a camisa, boa sorte.

    ResponderExcluir
  21. Amigo me chamo Rafael tenho um Uno way com apenas 2 mil km rodados carro 0 porem apresentou avaria no motor levei para CC e me foi falado ser sonda lambda pós catalisador e que teriaq esperar a peça vir mais que poderia usar o carro normalmente que não teria problema nao falharia nem travar como um carro com tão baixa km pode dar isso? Isso pode ocasionar algo no motor agradeço qualque ajuda Obrigado

    ResponderExcluir
  22. Rafael a sonda pós catalisador basicamente supervisiona o funcionamento da sonda anterior e catalisador, portanto não altera o funcionamento do motor. o incomodo é que acende a luz no painel. Quanto a ter problemas tão cedo é algo que pode acontecer com qualquer componente.

    ResponderExcluir
  23. Oi é o Rafael, cara agradeço a ajuda mais na sua opinião em um carro 0 onde ja tive problemas de porta traseira não abrir e tive que esperar 30 dias pois nao tinha a peça mangueira do ar solta onde trepidava e fazia um barulhao e agora essa sondaque vou ter q esperar mais 7 dias é caso de algum resarcimento ou até mesmo troca de carro desculpa a ignorância mais é meu primeiro carro

    ResponderExcluir
  24. Rafael eu entendo seu problema, me desculpe mas não sei como posso te ajudar.

    ResponderExcluir
  25. Uso um EFIE para modificar o comportamento do motor. Este EFIE recebe o sinal de uma ou de duas sondas. Como foi dito aqui, a segunda não muda em nada o comportamento da injeção... ebtão nem preciso conectar os fios da segunda sonda no EFIE ?

    ResponderExcluir
  26. ttsoares, depende do nível de modificação que vai fazer poderá levar o sistema a acusar erros. Você deve fazer os testes para ver como vai se comportar.

    ResponderExcluir
  27. SparkChips infelizmente não posso te ajudar com isto.

    ResponderExcluir
  28. Ola. cara tenho um corsa 1.0 2006. acendeu a luz da injeção do nada e foi diagnosticado sonda lambda, até ai tudo bem estava achando ocarro gastão, mas apos a troca a luz voltou a acender e acusar novamente a sonda, ja foi testado com 4 sondas e no escaner mostra a leitura normal mas qdo começa a rodar acende novamente a luz da injeção. ja trocamos o chicote do motor, verificamos os aterramentos e nada a luz ainda acende e acusa sonda lambda.... mas q m...
    Sera que é o modulo de injeção?
    obrigado.

    ResponderExcluir
  29. Guilherme, a resposta e detalhes você encontra no post http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/2013/12/erros-que-abordam-sonda-lambda.html

    ResponderExcluir
  30. Ola amigos do Blog, será que podem me ajudar?
    Comprei um Celta 08/09 flex VHC 1.0 e to com ele a 1 ano já, o carro está sem o catalisador (antigo dono retirou). Ando com ele e a luz de injeção ascende. Consumo no alcool ta em media 8 km/litro, na gasolina ele faz media 5 km/ litro e anda falhando. Ja passei scaner e acusou sonda, troquei a antes do catalisador pois nem sabia que existia a pós catalisador, ai agora desconfio que possa ser essa sonda pós catalisador que esta causando esse problema de consumo alto e falhar na gasolina. Outra coisa que vem me tirando o sono é o fato de que ao virar da noite pro dia, ao tentar ligar o carro, ele não liga, sabem o barulho da bomba de combustivel injetando ao dar meia chave? Não faz esse barulho, percebe-se claramente que não injeta combustivel ao tentar dar partida a primeira vez do dia. Ai passado em media uns 30 minutos, vou e tento novamente e shazam rs , o carro injeta na meia chave e pega tranquilamente, e o mais intrigante, ele continua funcionando durante todo o dia a qualquer tentativa ele pega de primeira. Como ja disse, troquei a sonda pré catalisador, ja foi feito limpeza de bicos, trocado velas e cabos de velas e bateria nova tambem. Eis que lhes pergunto, seria a ausencia do catalisador o causador destes problemas? (possuo a peça original, se for o caso mando colocar de volta) ou seria a bendita sonda pós catalisador a causadora destes problemas?
    Desculpem o livro que acabei escrevendo, mas pra detalhar bem tive que mandar ver nos caracteres kkkkk.

    ResponderExcluir
  31. Anjudnb, provavelmente você tem dois problemas distintos: o erro de sonda devido a falta do catalisador, o que causa o consumo elevado. independente de qualquer coisa você deve recolocar o catalisador. E o segundo problema pode ser elétrico causado por mau contato ou algum tipo de alarme defeituoso que impede a alimentação da bomba elétrica ou interrompe a alimentação do módulo de injeção. Você deve examinar a parte elétrica destes sistemas.

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde! Tenho um Gol 2009/2010 e começou acender a luz da injeção no painel, levei ate uma oficina e o mecânico me disse que era a sonda lambda, trocamos e menos de um mês a luz voltou a acender, levei na mesma oficina e o mecânico disse que existem 2 sondas e que agora o problema está na sonda Lambda pós catalisador, procurei outra oficina e o mecânico informou que o problema não é a sonda, mas sim o catalisador, uma terceira oficina fui informada que o catalisador não faz com que a luz da injeção acenda no painel. Gostaria de saber qual dos 3 é o mais provável. Detalhe descobri que meu carro não tem catalisador, seria isso a causa da luz ficar acendendo no painel? Obrigada aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  33. Difícil Aninha! Primeiro, o catalisador pode sim acender a luz. A sonda pós cat supervisiona o funcionamento do catalisador e da sonda anterior. O erro de sonda, seja qual for (cerca de 20 erros podem ser atribuídos a sonda), nem sempre quer dizer que seja problema com a sonda. O código de erro gerado te dará uma direção sobre o que está acontecendo, pois existe código específico para ambas as sondas, para desvios de mistura ar-combustível e mesmo para o catalisador. Ou seja tem que cruzar os erros lidos com outros parâmetros para atribuir uma causa provável. Pode ser que os três estejam enganados. Outras causas: problemas de combustível (pressão, pulverização dos injetores, qualidade do combustível, erros de adaptação,etc.), velas, cabos de velas, fuga de ar no coletor, etc. Reflita sobre a manutenção básica que tenha feito ultimamente, e procure uma oficina mais conceituada. Nem sempre aquilo que te parece caro é realmente caro. Agora trocar peças ao acaso, isto sim é caro!

    ResponderExcluir
  34. Aninha se o carro está sem catalisador então é este o problema, esta é justamente a função da sonda pós cat, detectar se ele funciona.

    ResponderExcluir
  35. Boa noite Aparecido! Tenho um C4 pallas 2011 GLX 2.0 e estou com essa dor de cabeça há um ano! Acende a luz da injeção e o defeito P0420 baixa eficiencia catalitica. Fiz limpeza de bicos, troquei velas, sondas e até o catalisador de baixo do carro (parece que esse modelo tem outro catalisador proximo ao coletor de admissão, é isso?) estou com receio de ser esse o meu problema, pois apos a troca do catalisador "normal" que fica embaixo o erro persiste. Outra duvida que andei pesquisando será que está relacionado com o sensor de temperatura de agua? Percebo que a ventuinha aciona muito rapido após ligar o motor e esse sensr pode enviar informação errada ao módulo a ponto de dar erro na queima de combustível (flex), Ah e também percebo que o erro aparece mais rapido no painel apos rodar com gasolina, no etanol demora mais. Se puder responder aqui ou por email e me dar uma luz ficarei grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, pode ser que a mistura está fora da faixa, por isto dá este código. Mas como saber? Terá que olhar de outra maneira: medir tempo de injeção, ver integrador e adaptação lambda, confirmar se o AF corresponde ao combustível usado. Isto pode desencadear em necessidade de testes adicionais, como: pressão/vazão/estanqueidade de combustível, checar quanto a fugas na admissão e escape, checar correia dentada, etc. Chutar não dá, tem que ser examinado passo a passo.

      Excluir
  36. Boa tarde aparecido!!
    Tenho um cobalt 2013 já troquei a sonda antes do catalizador limpeza de bico, velas, Cabo e quando atinge uma velocidade de 85km a luz de injeção fica piscando.O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael você scanneou? Trocou correia dentada recentemente? correia dentada fora de ponto costuma fazer isto.

      Excluir
    2. A água do radiador tá baixando? Meu Sandero começou a piscar a luz no painel, levei numa oficina e no final fui descobrir que o cabeçote estava trincado vazando água pra dentro do motor.tem que analisar bem todos os sintomas.

      Excluir
  37. Aparecido, primeiramente parabéns pelo seu trabalho,estou c um celta 2009 VHCE na oficina q acusa no scanner o COD RESERV PO137, porém ja troquei a sonda pós catalizador,ja revisei o sist d alimentação e ignição, apago a falha e a luz de anomalia permanece apagada, porém no scanner o sinal da sonda B1S2, permanece em "0 MV", libero o carro com a luz d anomalia apagada e após um ou 2 dias, o cliente me procura dizendo q a luz de anomalia esta novamente acesa!!
    será q vou ter q substituir msm o catalisador?
    o que + me intriga é o fato do veículo possuir apenas 50.000 kms rodados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego penso que terá que fazer mais testes. O PTC da sonda está sendo alimentado? escape está vedado? o chicote até o módulo não está interrompido ou em curto? A primeira sonda está regulando normalmente? se a primeira sonda regula e o catalisador tem problema então o sinal teria que ser o mesmo. Pense nisto!

      Excluir
  38. Aparecido, a primeira sonda esta ok, vou medir continuidade do chicote p ver, porém aterramento e alimentação da sonda estão td ok!
    To direcionado à trocar o catalisador,porém vou proceder c mais alguns testes!
    vc tem alguma dica? Algum ponto d partida p testes??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego consulte tudo sobre sonda clicando no tag sonda lambda, com certeza encontrará detalhes que se aplica ao seu caso.

      Excluir
  39. Olá, tenho um carro mais antigo, um escort 1995 motor AP injeção monoponto, ele tem apenas uma sonda , mas já é após o catalizador, neste caso se a sonda estiver desconectada faz alguma diferença ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, a sonda é antes do catalisador. Faz diferença sim, deixa de manter a mistura regulada e altera o consumo de combustível. Se você vai perceber mau funcionamento do motor, aí só desligando para saber.

      Excluir
  40. Olá, possuo um Ford Fiesta sedan 1.6 Zetec Rocan 2012/2013 e a luz da injeção acendeu. Procurei uma oficina que scaneou e detectou baixa eficência catalítica. Trocamos as duas sondas e o erro persiste. O carro não perdeu potência, mas está bebendo um pouquinho mais. Levei em uma outra oficina que constatou que existe compressão no escapamento e aparentemente está tudo ok com o catalisador. Estou precisando vender este carro mas não consigo resolver este problema. O que você me recomenda ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RF leve o carro a uma oficina especializada em diagnóstico. Vejamos os enganos cometidos: pelo erro, se fosse para trocar algo, seria mais lógico substituir o catalisador e não as sondas. O que deveria ser feito: Tomar os sinais das sondas para saber se estão em ordem e como estão reagindo o sinal emitido, atribuir seu comportamento ao estado da mistura ar/combustível, e por fim determinar se o problema é um catalisador esgotado ou tem outra causa, tipo: fuga de ar no escape, deterioração da mistura causada por um mau funcionamento do motor, reconhecimento de combustível A/F ou outro componente do sistema de injeção.

      Excluir
  41. Ola aparecido, e normal em alguns veículos o motor sobre carga a sonda lambda pós catalizador indicar mistura pobre, estando a primeira sonda trabalhando normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, com carga superior a 70% o motor tende a trabalhar com mistura estequiométrica rica, o que resulta em diminuição de oxigênio livre no escapamento. Neste caso ambas as sondas tendem a gerar uma tensão alta. A regulagem lambda é bloqueada pelo módulo, portanto não deveria haver oscilação do sinal. Se a tensão da sonda é baixa, indica que sobra oxigênio em grande, o que poderia ser uma falha. Verifique se o motor está em plena carga mesmo. Se a sonda está oscilando possivelmente não esteja, e cabe aí uma outra análise.

      Excluir
  42. Boa noite, tenho uma montana e no scanner apareceu erro na sonda lambda 2 seria a pos catalisador? Estou fazendo tudo sozinho e gostaria de saber se e a pos por que pretendo trocar eu mesmo consegui um scanner e apontou a 2 so nao sei se e a pre ou pos minha montana e 2010 flex. Obrigado pela atencao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson, erro na sonda não significa que a sonda tenha defeito, como pode ver nos inúmeros post e comentários dobre sondas. Será um erro se fizer a troca sem aprofundar no diagnóstico. Sobre sua pergunta, sim, a sonda 2 é a pós catalisador.

      Excluir
  43. Olá Aparecido,
    Eu tenho um agile 2010 e tenho tido muita dor de cabeça com um problema na injeção. No início do ano passado meu carro começou apresentar uma falha em seu funcionamento. O começou tremer e ficar sem força e a luz de anomalia começou a piscar. Troquei o catalisador,vela e cabo de vela, mas nada resolveu. O problema continuou de forma intermitente até que no sábado passado piorou de vez. Levei a outro mecânico e o mesmo após uma avaliação me disse que a causa do problema era a bobina e a sonda. Troquei a bobina e a sonda, mas surgiu um problema no catalisador. Troquei o catalisador achando que tudo ficaria resolvido, mas a luz acendeu novamente. Após mais uma leitura o scanner acusou alto aquecimento na sonda. Já não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marinho, caso como o seu é preciso fazer o diagnóstico e investigar qual é a causa e não simplesmente sair trocando peça baseado no erro. Por exemplo: por último acusa erro no aquecimento da sonda, o procedimento é entender porque o computador acusa tal erro. Para tal é preciso medir a alimentação e resistência do aquecedor, checar conectores, conferir se a sonda está correta para seu carro, etc. até que se encontre o que está errado. Uma vez eliminado todos os problemas que causam erros, podemos dizer que foi consertado. Talvez não tenha ainda resolvido o problema inicial e a sonda pode até ser um problema colocado. Procure uma oficina especializada em fazer diagnóstico.

      Excluir
  44. Eu faria o seguinte, pegue um multímetro na escala de voltagem DC e ligue o carro e depois de aquecido em marcha lenta, faça a medicao da voltagem da segunda sonda lambda, por ex, se der 0,7V, anote essa tensao e agora vamos medir a corrente que passa por essa sonda. Coloque o multímetro na escala de miliamperes, pegue um dos terminais e desligue do lado do conector que vai para a ECU e coloque o multímetro em série e faça a medicao da corrente, vamos chutar 1 miliampere. Com esses valores voce pode construir um divisor de tensão com 2 resistores e liga-los aos 12V do terminal positivo do aquecedor da sonda lambda. Assim sua ECU sempre irá acusar um bom funcionamento do catalisador.

    ResponderExcluir
  45. como identifico as sondas lambdas banco 01 banco 02 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você se refere a identificação física, Banco pode se referir ao escapamento individual de casa conjunto de cilindros ou em escapamento único pode ser banco 1 sonda antes do catalisador.

      Excluir
    2. Olá, tudo bem, tenho uma Meriva Joy 09/10 estava parado num congestionamento e notei que a marcha lenta estava alta acima de 5000 giros, quando o carro começou a andar depois de um tempo acendeu a luz de injeção, antes disto já havia levado a uma concessionária reclamando de consumo alto de combustível foi trocado velas,cabos e filtro de ar foi escaneado pra ver se tinha algum erro mas não,mas continuou na mesma gastando combustível de mais, agora com a luz acesa será que pode ser catalizador que deu pau, me parece que o ruído do escapamento alterou.

      Excluir
    3. Colega isso não tem nada a ver com catalisador. O motor disparou, está falhando cilindro ou o contagiro marcou errado? está correta sua observação? Quem faz o motor acelerar é o pedal acelerador. De qualquer maneira terá que fazer um diagnóstico com o scanner, já que está acesa a luz, seria mais sensato que ficar imaginando coisas.

      Excluir
  46. Aparecido, bom dia!
    Tenho um Suzuki Jimny 2010 que tem sonda na saida do catalisador, mais o catalisador do meu carro esta fazendo barulho (quebrou algumas peças internas) minha ideia é trocar o catalisador, mais a peça original o preço é sem noção na concessionária, voce acha que eu poderia adaptar algum outro catalisador no lugar do original e mandar fazer um furo para a sonda? ou seria melhor mandar arrancar todo o miolo do catalisador original e rodar assim mesmo? (aumentaria o consumo?)
    Estava pensando em comprar um catalisador do mesmo tamanho e mandar fazer o furo da sonda, oq voce acha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, na minha opinião, você deve usar o catalisador genuíno. Qualquer adaptação trará algum tipo de problema seja ele pequeno ou grande relacionado com consumo, emissões, desempenho do motor, etc. Consulte fabricantes alternativos como a tuper. Infelizmente não não tenho mais informações sobre este produto.

      Excluir
  47. Aparecido Bom dia . Parabens pelo seu trabalho . Tenho um Agile 2011 que começou a acender a Luz da injeção acusando erro de sonda.O carro tava no etanol e pelo scaner acusou que o AF estava na gasolinha. O mecanico adaptou para o etanol mas depois de algumas semanas o ploblema voltava. Trocou a sonda pré e tambem não adiantou.Passei a abastecer com gasolina e parece que o carro melhorou estou esperando pra ver se acusa erro. A sonda pre oscila bem e a pos fica por volta dos 0,7 mas dá umas osciladinhas pra menos as vezes.Pode ser catalizador? No ágile aquele sensor de temperatura ambiente que fica no parachoque da frente influencia na injeção ? porque acho que o meu esta sem ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mudar para gasolina é possível que a mistura esteja com exesso de combustível ou falta ar. verifique pressão, estanqueidade dos injetores, filtro de ar, sensor de temperatura do motor,sensor map, válvula do canister,é qualquer outra coisa que tenha a ver com isto. O que menciona não tem nada a ver.

      Excluir
  48. cara o meu e o siena 2010 e esta com o mesmo problema, quando a luz piscava ele perdia a forca totalmente, eu teria que parar e desligar uns dois minutos, depois ficava normal. algum tempo a luz ficou acesa sem piscar, e o carro funcionava normalmente, fiz o diagnostico e o cara disse que seria bom que eu fizesse a troca da sonda, vou trocar e ver o que acontece.

    ResponderExcluir
  49. Bom dia Aparecido.
    Tenho um corsa 2009 1.4 flex. Desde que comprei, nunca tinha andado no alcool, ele era bem economico na gasolina.
    No final do ano passado comecei a colocar alcool devido ao preço dos combustiveis. Quando o frio chegou, começaram os problemas. Bom, a partida a frio não funcionava de jeito nenhum. Testando os componentes sozinhos vai que é uma beleza, só que na hora de ligar de manhã, o carro demorava de 10 a 15 partidas pra pegar.
    No scanner quando mandava testar a partida a frio ele ia de boa.
    O mecanico detectou um problema no corpo de borboleta e mandou trocar tudo. R$500 mais pobre eu fiquei, e não resolveu porcaria nenhuma.
    Bom, levei umas 3 vezes e ele não resolvia o problema até que desisti. Resolvi simplesmente voltando para a gasolina. ( Solução ridicula só que pratica ).
    O negocio é que agora eu sinto ele falhar quando estou a 40 45 por hora em terceira marcha, andando no transito, ou em quarta marcha, obvio que um pouco mais rapido, pisando bem suave no acelerador. O carro dá uns soquinhos bem de leve, quando eu piso mais forte no acelerador o problema para.
    Me dá uma luz doutor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinícius, é lamentável que alguém que além de não consertar te arruma mais um problema, infelizmente isto é muito comum quando não encontramos o profissional certo. No seu caso pode ter acontecido duas coisas, o sistema estava emperrado por falta de uso e manutenção e/ou ao mudar de combustível o A/F, reconhecimento de combustível não foi feito corretamente. Solução era limpar o sistema e conferir com o scanner se o A/F estava para álcool. É comum acontecer de não ajustar e na hora da partida fica como se tivesse com gasolina. de certa maneira é isto que ainda terá que fazer para usar álcool, porém antes terá que resolver o problema da falha. Pode ser que a causa seja algo errado com o corpo de borboleta que montou, uma falha de ignição, do sistema de combustível ou outra coisa. O fato é que terá que encontrar uma oficina especializada em diagnóstico e que realmente trabalhe para resolver. Desconfie se alguém te disser que tem que trocar isto ou aquilo prá ver se resolve e principalmente se faz isto sem trabalhar no carro. A ordem das coisas é a seguinte primeiro resolve e depois o custo, não tem como dar um orçamento sem resolver ou saber exatamente o que é.

      Excluir
  50. Ola na leitura do OBD do meu veiculo obtive um P2231 e P2234 - Sensor de oxigenio apos catalisador, banco 1 - acomplamento do aquecedor Sem Sinal, por orientação do profissional efetuei a troca das 2 sondas lambdas banco 1 e banco 2 que apontavam, mas o problema persistiu, teria uma orientação a respeito? O veiculo é um porsche boxster.

    ResponderExcluir
  51. João, não se deve trocar peças baseado somente em erros. Tem que ser investigado (fazer diagnóstico) testando o circuito em questão é avaliar a mistura caso necessário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparecido, fiz a analise detalhada, busquei por possível fusível queimado e nada, desmontei as sondas e limpei as mesmas e o problema persistiu. Nesse momento troquei as 4 sondas do veiculo, mas o problema persistiu, na analise do chicote verifiquei que ele estava intacto, medi com um multimetro e estava chegando no sensor de o2 somente 9 volts, ao invés dos 12 v da bateria. O que poderia ser Aparecido? Obs.: Na ultima semana senti a bateria do carro estava meio fraca, pode ser uma bateria em final de vida útil?

      Excluir
    2. João eu não tenho informação técnica deste carro, portanto terá que verificar se o sistema de aquecimento da sonda é do tipo pwm, se for tá justificado. Use um osciloscopio ou medir a frequência com multimetro. Checar se não está em curto o sinal da sonda com o aquecimento. Checar se a sonda aplicada está correta para o carro. Medir queda de tensão massa e alimentação modulo/sonda. com o motor funcionando a fonte é alternador assim que é improvável ser falha de bateria, embora estes tem que estarem em perfeitas condições.

      Excluir
  52. Aparecido boa tarde! Tenho um Mitsubishi Galant ano 1998 motor 4G63 manual em perfeito estado, troco óleo sintético e filtro a cada 7 mil Km.
    Bom ha algum tempo percebi que o carro vinha falhando a marcha lenta e tinha dificuldade em sair pois trepidava logo tinha que acelerar um pouco para evitar a trepidação, se fosse reduzir de 3ª para 2ª em um trecho inclinado o carro motor tinha dificuldade em reagir como se estivesse faltando combustível ou desregulado, fora isso ele não apresentava qualquer problema não tinha consumo alto nem esquentava muito.Foi desmontado o corpo de válvula e realizada uma limpeza geral o motor de passo da marcha lenta ok Resistência Ohmica do tps ok, toca de velas ok Troca de todas as correias ok o seja só faltou a sonda lambda fizemos uma analise e constatamos que elea estava saturada pois ja tem quase 20 anos e o carro está comigo a 10 anos essa sonda é original da Denso. Após a troca o carro ficou outra coisa melhorou tudo inclusive em marcha lenta mal da para sentir o carro ligado. Aquela trepidação na saída e na 2ª marcha melhorou bastante mais ainda persiste um pouco mas é tolerável. A pergunta que não quer calar é: Procurei em todos os catálogos da mitsubishi inclusive em um site Japones que se chama Megazip auto parts neste catalogo on line tem todas as marcas japonesas de carros e seus respectivos modelos e em todo os modelos Galant Super Saloon ele vem com duas sondas lambda antes e pós catalizador e no meu carro so tem uma sonda pós catalizador, o escapamento ainda é original e nada foi modificado, pode o carro vir com uma sonda pós catalizador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hebert, não faz sentido ter somente sonda pós cat. Tem algo errado. A função da sonda é manter a mistura regulada para que funcione o catalisador.

      Excluir
  53. Boa noite, Aparecido. Tenho um Hyundai Vera Cruz 2011 que acendeu a luz de serviço. Meu mecânico passou o scanner e acusou o código P0420 - Eficiência do sistema do catalizador abaixo do ponto inicial (banco 1). Trocamos a sonda mas o problema persiste (com o mesmo código). Ele me disse que o problema deve estar no catalizador e sugeriu fazermos "uma limpeza" no catalizador. Em sua opinião, qual seria o procedimento correto? Há como fazer esta limpeza? Ou tenho que verificar outras coisas antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,o procedimento, se comprovar que é catalisador, seria efetuar a sua troca. Você deve verificar a sonda antes do catalisador e se está em ordem a ignição, sistema de injeção e motor.

      Excluir
  54. Olá boa tarde! Eu tenho um agile 2011, e ele está acusando sonda lambda1b1 no scanner. Gostaria de saber se essa sonda é a pós ou pré catalizador?? Obrigado!

    ResponderExcluir
  55. Bom dia a todos, peguei a poucos dias uma Montana 11/12 1.4 e eu e meu mecânico estamos apanhando para desligar a luz da injeção. Primeiro descobri que o catalizador estava sem a colméia. Carro cheirava mau, bebia muito e barulho horrível e desempenho frustrante. Coloquei o catalizador de um Cobalt 2014, o som do carro ficou bom, desempenho acredito que muito pouco, mas ainda acho o cheiro ruim e o consumo elevado. No KAPTOR acusa o código de falha P0054 que é Resistencia aquecimento sonda lambda – B1S2. Mas estou com medo de trocar esta sonda lambda e o problema persistir. O mecânico já testou a bomba de combustível, limpeza de bico, troquei cabos e velas, não sei mais o que fazer. Tive um prisma 2008 com este mesmo motor Econoflex 1.4 e além de extremamente econômico o desempenho dele era de invejar qualquer 1.6, mas com esta estou sofrendo, quando tenta dar uma forçada parece que ela dá umas cortadas, você sente oscilar a potência do motor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, o erro é muito específico, isto quer dizer que algum problema tem no circuito de aquecimento ou sonda. Faça o diagnóstico: medir a tensão de alimentação da sonda, continuidade dos fios se necessário, medir a resistência do PTC da sonda e sua isolação para massa e entre os fios de sinal, conferir se a aplicação da sonda está correta, testar o sinal de controle do aquecimento de preferencia com o osciloscópio, verifique o sinal da sonda também e cabos caso não consiga fazer com o scanner. Com isto conseguiria determinar se a sonda está bem e se ela tem o que precisa para funcionar. Certifique que não tenha fuga de ar no escape.

      Excluir
  56. aparecido, acabei substituindo as 2 sondas e agora o código que aparece é 131 e 137, baixa tensão nas 2 sondas. Estou desde as 8:00 dentro da oficina e não conseguimos descobrir o problema. Mecânico fala que o problema está no chicote pois só um dos fios está pulsando e deveria ser em 2, e no positivo segundo ele as vezes chega corrente de 13v mas as vezes não chega nada. Está medindo com uma canetinha de teste que informa a amperagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, o mecânico é o juiz nesta hora, ele determina o que falta e decide o que tem que fazer para resolver. a sonda possui dois circuitos distintos de dois fios cada. Aquecimento tem um positivo de bateria e outro de controle do módulo (pulsante). Os outros dois são de sinal da sonda (negativo eletrônico e sinal). ele tem que medir isto com um multímetro, fazer o controle pelas leituras no scanner e se necessário usar um osciloscópio. Se não tiver aquecimento o sinal da sonda estará morto, afinal sonda fria não funciona. Se ele diz que falta alimentação ele terá que garantir o positivo da bateria esteja lá, do contrário o módulo registra o erro e entra em emergência. este é o ponto de partida. O sinal do aquecimento só existe se tiver normal a primeira etapa. Em sequencia ir para o sinal da sonda. Talvez fosse melhor buscar uma oficina especializada em diagnóstico!

      Excluir
  57. E continua com desempenho frustrante e beberrão. Fiz média de 6,5 no álcool na rodovia

    ResponderExcluir
  58. O problema é achar em Goiânia uma oficina especializada em diagnostico. Aqui está um pedindo socorro para o outro rsrsrsrs.
    Tô lascado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparecido, na concessionária me fizeram trocar as sondas lambdas que eu havia trocado e colocado as "originais", e para minha surpresa? Continua a mesma b....
      Itens trocados e conferidos:
      - CATALIZADOR (original - com a marca GM sendo que GM não fabrica peças)
      - SENSOR SONDA LAMBDA 1 (original - com a marca GM sendo que GM não fabrica peças)
      - SENSOR SONDA LAMBDA 2 (original - com a marca GM sendo que GM não fabrica peças)
      - CABOS DE VELA
      - FILTRO DE AR
      - FILTRO DE COMBUSTÍVEL
      - CJ DE VELAS
      - BICOS INJETORES
      - FOI FEITO MEDIÇÃO DA LINHA DE COMBUSTÍVEL E ACUSOU 4,1PSI.
      Acabei de vir novamente da oficina, foram apagados os erros P0131 e P0137 e o carro ficou zero novamente, mas por apenas 15km, aí então começou a piscar a luz de injeção e o mesmo já começou a perder o bom desepenho que estava, ficando mais lento nas arrancadas e subidas e nas retomadas então sem comentários. Piscava mas apagava, então continuei e andei por mais 50km com medo de desligar o carro, e a luz de vez em quando piscava e depois parava, piscava depois parava, até que resolvi parar.
      Desliguei o carro, dei um tempo e liguei novamente, ufa, ainda não acendeu a luz da direção. Dei mais um tempo e tornei a ligar o carro e deixei o carro ligado por alguns minutos e toma, acendeu a luz novamente e agora não apaga mais. Adivinhem o cód? Novamente P0131 e P0137. Percebo um pouco de cheiro de gasolina vindo pelo ventilador do painel agora, mas a pressão da linha continua normal, 4,1PSI.
      O que fazer meu amigo? Meu mecânico disse que pode ser algum mau contato, mas já não acredito mais...

      Excluir
    2. Junior, parece que todo mundo sabe trocar peça, mas fazer diagnóstico não é para qualquer um. O diagnóstico constitui em fazer leituras, julgar se está correto e atribuir um peso para o que não está em conformidade. Você já me disse que não tem ninguém na sua região que faz isto. Sem isso não vai sair do lugar e já sabe disto pelo tempo que está agonizando com esta falha. Quase sempre é uma coisa simples, mas sem testar, observar, tocar, cheirar, é impossível. O erro diz que tem um problema de tensão baixa no sensor. O mecânico deve interpretar como mistura pobre, falta de combustível ou excesso de ar. Mas antes de fazer qualquer coisa precisa garantir que a mecânica do motor e que o circuito da sonda estejam perfeitos. Enquanto não tiver certeza disto ele não faz mais nada. O óleo foi trocado depois que fez o trabalho na GM? verificou se não está contaminado com combustível? Teste a compressão do motor/pressão da admissão/verifique sincronismo do motor, percorra toda a fiação da sonda para ver se não tem fio danificado. teste todos os conectores, contatos da base de fusível, relê da sonda. cheque o conector da unidade de comando para a sonda. tudo tem que estar limpo com bom contato e isolação em ordem, inclusive no circuito de entrada de alimentação. Verifique toda a admissão e escape quanto a fuga de ar: junta do coletor, canister, manqueiras, servo freio, respiro do motor, circuito da partida a frio. Verifique a temperatura do motor informado pelo módulo de injeção e compare com a medida no motor com uma pistola laser. Verifique a temperatura do ar. Teste/confira a aplicação do sensor MAP. Verifique a qualidade do combustível e se o A/F está correto para o combustível do tanque. Verifique o tempo de injeção e se está correto para este combustível. A análise de gases seria de grande ajuda para começar. Não sei como vai fazer isto, mas tenho certeza que se procurar vai encontrar uma oficina capaz. Qualquer novidade comente.

      Excluir
    3. Aparecido, finalmente descoberto o problema, as velas que estavam no carro não eram compatíveis com o mesmo. Após a troca das velas pelas corretas o problema finalmente foi sanado.

      Excluir
    4. Parabéns Junior, como eu disse na maioria das vezes é mais simples do que imaginamos.

      Excluir
  59. Boa Tarde..Aparecido.Tenho celta 2009, e reparei somente a sonda pré catalisar em ação,tirei o protetor de carter e não encontrei a sonda, inclusive com o chicote avulso no carro, poderia ser isto a luz da ingeção acesa no painel.? Belo trabalho..

    ResponderExcluir
  60. Colega, quer dizer que não encontrou a sonda pós cat. ? Pode ser que não tenha neste carro. A sonda passou a ser obrigatoria justamente neste ano. De qualquer maneira precisa scannear e conferir a aplicação do modulo e confrontar com o esquema eletrico para saber se está certo.

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde,
    Meu gol g6 1.6 de repente desligava, em movimento, e não acendeu nada no painel. Troquei a bobina de injeção e esse problema foi resolvido. Na mesma semana ele acendeu a luz no painel e passando o aparelho acusou catalisador. Mas poderia ser apenas a sonda? As vezes vou correr e trocar o caro catalisador e seria algo mais simples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lala, o que o aparelho acusa é apenas uma indicação da área que tem problema, nunca a peça. interpretar que é a peça é um erro. Terá que dar sequência para saber o que está ruim. o mecânico deve fazer testes adicionais para comprovar se não existe problemas com cabos de velas e velas, fuga de ar, adaptação de combustivel,etc. se seu mecânico não tem experiência em diagnóstico procure outra oficina.

      Excluir
  62. Boa tarde professor. tenho dificuldade de entender o que significa bloco 1 e 2 da injeção.As vezes aparece nas literaturas, sonda 3.
    Que raio de blocos são esses professor?
    Por acaso se referem as sondas pré e pós catalisador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, sonda 1 é a pré cat e sonda 2 pós. Quando o motor tem escape separado e um catalisador sonda 1 é a pré cat lado do 1 cilindro e a 3 seria pós cat. se possui dois escapes e dois catalisadores teríamos dois blocos ou bancos. banco/bloco 1 seria a saída do lado do cilindro 1 e B1S1 seria a pré e B1S2 seria a pós. aplica a mesma regla no banco/bloco 2 B2S1 - pré e B2S2 pós. Fiz um resumo, espero que dê para entender.

      Excluir
    2. Ótimo professor.
      Se me permite uma sugestão, bem que o senhor poderia fazer um artigo sobre as expressões que aparecem na maioria dos scanners. É uma bagunça só.
      O senhor recomenda alguma literatura?

      Excluir
    3. Agradeço sua sugestão Carlos. Concordo com você, realmente é confuso. Mesmo os os códigos padronizados tem texto diferentes entres os diferentes fabricantes, não que esteja errado, cada um traduz o que entendeu de um texto original em inglês, alemão entre outros idiomas. Nem sempre dá para entender o que querem dizer, pois além de mau traduzido é muitas vezes resumido para caber no display do aparelho. A saída é ter sempre a literatura do fabricante do scanner e por meio do código cruzar com os manuais do fabricante do veículo (quase impossível conseguir um). Apesar que já tive dificuldade de entender até o texto do scanner de muitas montadoras. Nem sempre eu dou importância ao texto ao pé da letra, em geral basta saber qual circuito apresenta problema e fazer os testes necessários.

      Excluir
    4. Valeu a dica professor. como sempre muito esclarecedora.

      Excluir
  63. Boa noite Aparecido. Tenho um vectra 1995 que utiliza sonda pré catalisador e que roda sem o catalisador. A ausência do catalisador influência na leitura da sonda e do comportamento do carro? Grato..

    ResponderExcluir
  64. colega, veja mais post no blog sobre sonda lambda. Existem dezenas de problemas que provocam erros na sonda. Com base no que descreve o seu problema está em outro lugar, como: sistema de combustível, má combustão por problema de velas-motor-admissão de ar, etc. Está no caminho certo, só precisa fazer uma análise nos demais pontos possíveis e evite trocar peças se tiver dúvidas quanto ao teste.

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde aparecido, tenho um Cruze Lt aut, e a luzes de injeção e controle de instabilidade estão acessas. O carro treme um pouco, e o mecânico aconselhou a trocar as velas e fazer a limpeza de bico. Esse é o procedimento correto a ser realizado? Obrigado, Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi scanneado? quais erros são gravados nos dois sistemas? O procedimento é fazer o diagnóstico, ler erros e fazer as medições necessárias com base no erro. Procure um especialista em diagnóstico.

      Excluir
  66. Bom dia Aparecido, tenho uma Spacefox 1.6 ano 2010/11. Ela está gerando alarme/falha na sonda lambda após o catalisador, apaga a falha rodo em torno de 300 Km e gera novamente o mesmo erro. A sonda fica com sinal constante e como se estivesse desabilitada, foi colocado outra sonda nova e a situação ficou a mesma, o mecânico disse que a alimentação da sonda está correta e que o problema pode ser o catalisador, faz sentido o diagnóstico dele? O carro está com 154.000 Km rodado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, não dá para decidir sem examinar o conjunto: sinal da sonda anterior, adaptação lambda/AF, valor de tensão posterior. Se fosse cat a sonda pós iria tesponder igual a anterior. veja o post a sonda pós fica praticamente constante. teste verifique motor, velas, sistema de combustível, coletor admissão, etc

      Excluir
  67. P0131 Circuito do sensor de O2 – Baixa voltagem – Sensor 1 banco 1
    Meu Honda Civic 2004 revisei tudo menos fuga no escape, o que é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mistura pobre excesso de ar no escape. Será que não esqueceu algo! Queima ruim, sensor de carga defeituoso, motor com defeito, baixa pressão de combustível, injetor entupido, egr, valvula do canister, e respiro do motor, e tudo que puder imaginar que aumenta ar no escape ou empobrece a mistura.

      Excluir
  68. Boa tarde, Parabéns pelo blog.
    Tenho a seguinte duvida, minha montana 1.4 2012 esta apresentando a falha P1133 indicando sonda lambda, com isso ligar ela fria está muito ruim e depois que esquenta o funcionamento volta ao normal.
    Pergunto de eu poderia inverter as sondas pre e pos para testar.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. são iguais? geralmente não. Ainda que fossem está no caminho errado (tentativas e erros), a sonda não funciona na partida ou com o motor frio. Pelo que diz é a mistura que está muito pobre. Veja nos post do link o funcionamento e suspeitas que devem ser investigadas.
      http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/2013/12/erros-que-abordam-sonda-lambda.html

      Excluir
  69. amigo meu carro é um prisma 2016 1.4 e possui GNV ele está acendendo a luz da injeção e dá o código P0133/P2040 pode ter relação com o GNV, ou a sonda ou catalizador está ruim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esther possivelmente tem relação com o GNV. Infelizmente o uso de GNV causa vários inconvenientes e muitas vezes fica difícil separar uma falha normal ou provocada por ele. Terá que procurar uma oficina que trabalhe com manutenção de carros GNV, nem sempre quem faz adaptação conserta também.

      Excluir
  70. Apetecido, parabéns pela disponibilidade e precisão nas respostas.
    Tenho um Suzuki sx4 2012 com 50.000km e pretendo utilizar um cano reto dentro do catalisador - o que devo fazer com a sonda para não ter próblemas?
    brigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wesley, simples, substitua o catalisador. Não posso te dizer outra coisa, pois o que quer fazer é ilegal e vai te trazer um monte de problemas.

      Excluir
  71. Tenho uma saveiro cross g5 2011 e logo veio a acender a luz de injeção e passei o scanner e acusou catalisador.o mecanico disse que poderia retirar a ceramica.mas ea segunda sonda pos vai mandar sinais de erro para o modulo?ou nao vai so gastar um pouco mais de combustível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. colega, é ilegal eliminar o catalisador e pior vai ficar igual se for ele a causa do erro. Com cerâmica que não funciona e um tubo vazio é a mesma coisa. O que precisa ser feito é testar as sondas, fazer uma verificação geral no sistema de injeção para saber se é mesmo um problema de catalisador.

      Excluir
  72. Oi aparecido troquei a primeira sonda lambda e troquei o catalizador e a luz da injecão nao apagou tenho q apagar a avaria no skaner ou teria q apagar sozinha depois de ter trocado essas pecãs foi medido os trabalhos das sondas esta normal minha duvida se eu resetar e voltar a acender ql proximo passo afinal ja troquei a sonda eo catalizador meu carro é uma s10 14 fex foi trocado recentemente bobina cabos e velas e percebi q baixou um pouco o oleo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procedimentos errados colega, deve scannear antes para saber do que se trata e depois determinar o que deve ser feito. A lâmpada fica acesa caso seja um defeito existente e raros são os veiculos que necessita scanner para resetar.

      Excluir
  73. Boa noite...Tenho um honda city 2014 com 141 mil, hj a luz da injeçao acendeu, passei o aparelho no mecanico ai deu o erro P0420 Eficiencia do sistema calalizador abaixo ponto inicial pont (BANCO 1) O QUE SERIA ISSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como eu comento na postagem, pide ser catalisador esgotado ou um problema no sistema de injeção. possivelmente terá que trocar o catalisador.

      Excluir
  74. Ola amigo, li algumas perguntas e gostaria de ver se poderia me ajudar, quando tem um problema corremos para internet e acabamos virando ate mecanico, menos né, mas o meu problema e o seguinte, tenho um fiesta 12/13 1.0 completo e a tal da luz amarela (anomalia) vire e mexe esta ligada, levei em especializado e foi trocado vel ,cabo de vela e bobina de ignicao e ainda esta acusando segundo scaner catalizador pouco eficeinte, apagado o erro anda uns 30 kilometro ascende a luz, minha duvida, como o catalizador é uma peça cara, queria ver se teria outra solucao, talvez a sonda lambda esta lendo errada ou danificada, pq aparentemente nao tem o barulho do catalizador que poderias estar todo danificado, aguardo uma opiniao do amigo.
    Dailton Lisandro Seger

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. colega a dica está dada no post, se o teste da sonda indica mau funcionamento do mesmo, só resta substituí-lo. O que fica caro é trocar peça e não resolver o problema.

      Excluir
  75. A sonda posterior precisa ter variação no gráfico? Pois a minha está com o gráfico totalmente reto.

    ResponderExcluir
  76. amigos tenho um Clio 1.0 16 v e o mecanico me falou que tem uma sonda antes do catalizador e outra logo depois , mais uma está ligar ou seja a primeira, a segunda tem uma mais está so tapando o buraco, pois não encontrou o chicote de fioss. a pergunta é! esse carro tem uma ou duas ?

    ResponderExcluir
  77. Tenho um fiat uno vivace 1.0
    Ele acendeu a luz da injeção
    Levei a uma oficina aonde foi diagnósticado pelo scanner,Baixa eficiência catalitica banco 1 .
    Fiz a substituição das duas sondas troquei velas,cabo de velas,bobina.
    A luz da injecao apagou mais no dia seguinte acendeu novamente.
    Foi passado scanner e deu o mesmo codigo de falha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a postagem responde a sua dúvida. Tem que testar para saber o que está errado.

      Excluir
  78. Montana luz acesa injeção o scanner acusa catalisador mas o carro não está fraco lavei o motor e fez muita fumaça será que contaminou as sondas e o catalisador ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea, só um diagnostico completo pode revelar a causa do problema. Podemos imaginar qualquer coisa, mas precisa ser testado para não substituir peças desnecessariamente.

      Excluir
  79. Bom dia Aparecido! Tenho um Suzuki SX4 que insiste em acender a luz de inspeção do motor. O mecânico da loja que me vendeu o carro já fez diversos testes, trocou a sonda pós catalisador, e voltou a acender a luz nas quatro vezes que ele consertou o carro. Foi feita a 10ª revisão na concessionária, e o veículo continua a acender a luz. O mecânico da concessionária chegou ao absurdo de me falar que "essa luz acende mesmo, mas não tem problema". Acho que tem problema sim! Agora, peguei o SX4 e levei para outro mecânico. Já que a troca da sonda pós não resolveu, vamos fazer outros testes. O que você sugere? O carro é movido a gasolina, somente. O erro em todas as vezes só aconteceu quando trafegava em rodovias, no tráfego urbano não acende. Todas vezes o erro é o P0420 - baixa eficiência do catalisador, e não apaga sozinho, apenas com o reset via scanner. Em nenhuma das vezes apresentou outro código de erro.
    Por onde começar? O que deveremos testar? Tem chance de ser o catalisador? Veículo com 61.000km rodados.
    No scanner, B1S1 parece travada ou funcionar de maneira linear. Isso está certo?
    Desde já, muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz se tivesse que trocar alguma coisa, seria o catalisador e não a sonda. Você precisa encontrar uma oficina especializada em diagnóstico que irá analisar o funcionamento de ambas as sondas e todo o conjunto: motor, ignição, injeção, parte elétrica, etc é a única maneira para decidir qual é a natureza do problema, sem chute ou pode ser.

      Excluir
  80. Sonda mal encaixada no conector pode dar erro P0 137?

    ResponderExcluir
  81. Olá, Tenho um cobalt 2014 com 90 mil km rodados.ja tem um mês que meu carro vem acendendo a luz da injeção e quando passo o scanner diz que é sonda lambda antes do catalizador...fiz a substituição por uma sonda nova e sempre que passa dos 90 km/h ela as vezes pisca e apaga ou fica acesa direta. Tornei a verificar com o scanner e novamente aparece sonda lambda.fusível folgado ou queimado pode fazer isso?

    ResponderExcluir
  82. Paulo veja o post sobre erros que abordam a sonda, eu poderia citar pelo menos 20 problemas para dar erro de sonda. O Caminho é um diagnóstico detalhado.

    ResponderExcluir
  83. Boa noite, otimo post.
    Tenho um agile 11, e o mesmo ja deu problema de bobina, catalizador etc. Fiz o reparo mas a 2 annos venho sofrendo com a luz acessa. Ja fui em 3 oficinas e nenhuma diagnosticou o problema. Scanner nunca reconhece . Foi feito um reparo na descarga central (solda), . Mas o scanner acusaria esta anomalia sim? ou nao? Me dê uma dica porque tenho medo de gastar com a sonda e nao ser este o problema . Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago o scanner só detecta falhas eletricas e valores inconcistentes. O scanner não detecta falha em nenhum componente ou partes mecanicas. Quem tem aue detectar o problema é o mecânico. procure uma oficina especializada em diagnóstico, um doutor e não um operador de scanner. Me desculpe a expressão, mas tento fazer entender que não se resolve trocando peça ou perguntando para o scanner.

      Excluir
  84. Estou com uma saveiro cross 2012 que teve o catalisador trocado por outro original mas usado e acusa o código P0420 e também equalização de carga. As duas sondas possuem oscilação entre 460mv e 1300mv , a tensão normal nos negativos e positivo e o terminal negativo possuía sujeira derivada de solução de bateria que vazava. Substitui a bateria e liberei o veículo para efetuar um teste por uns dias, pois o defeito some após limpar os códigos de falha e não aparece mais, e outro fato interessante é que eu desliguei a sonda pós e nenhum código foi gerado. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o código se refere a baixa eficiência do catalisador e se oscilam juntas está confirmado que o catalisador não está em ordem. Ande com o carro com carga alta para ver se persiste.

      Excluir
  85. Boa noite. Tenho um Jac 3 turin 2012.e acendeu a luz da
    injeção, passa uns dias apaga, depois acende novamente, Passei no Scanner e deu Erro P0140. Me fala que tem de trocar a sonda pós. Isto procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. O fato do scanner acusar erro de qualquer componente significa que o diagnostico deve se concentrar neste circuito. Pode ser qualquer coisa relacionada. procure uma oficina especializada em diagnóstico.

      Excluir
  86. Boa noite Aparecido. Tenho um sentra 2.0 2011/2012 com 67000km. A uns 8 meses vem apresentando luz de injeção mas sem alteração no desempenho. O consumo do carro aumentou bastante desde a nova resolução do governo que aumentou ainda mais a proporção de álcool na gasolina. Enfim e retirava a bateria e o sinal desaparecia. Com o tempo voltava e foi ficando mais constante. Enfim levei na vc mas não firam conclusivos. Mandaram rodar e voltar se reaparecesse o sinal. Comprei um ELM327 é passei a monitorar as sondas e o P0420 sempre voltanto. Pelo que li meu problema é catalisador pois a variação da forma de onda da pós catalisador é muito parecida com a primeira. A minha pergunta é porque o sistema demora tanto a informar a falha? O sistema analisa outros dados antes de informar a baixa eficiência?
    Atenciosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo o sistema precisa cumprir uma rotina, temperatura, velocidade, etc. para detectar o erro.

      Excluir
    2. O consumo disparou. 4,5/L. Levei a mais de uma oficina, mas está sempre muito cheio e uso muito o carro, mas não vai ter jeito. No momento o sinal não fica mais de um dia sem aparecer. Quando ficar pronto eu posto o resultado.

      Excluir
  87. Ola aparecido tenho um celta 2009/2010 estou colocando um coletor dimensionado 4×1 posso desligar a primeira sonda e deixar so a que vai a pos catalizador ligada obg

    ResponderExcluir
  88. Bom dia ! tenho um Astra 2.0 2011 que esta acendendo
    a luz da injeção erro P0420 sei que e por causa da sonda lambida
    secundária que esta funcionado igual a primaria pois já toquei
    a sonda e deu erro acusando ineficiência no catalisador como
    o carro esta funcionado normalmente e como sei que o problema
    e o catalisador pensei em simula o sinal da sonda lambida
    em mistura pobre assim voltando ao normal como tivesse com o
    catalisador funcionado perfeitamente.
    Pesquisando na net achei o T64 Simulador de sonda lambda regulável T64
    assim irei colocar e regula e mistura pobre assim a luz da injeção
    era apaga.

    ResponderExcluir
  89. Boa noite! Estou sem saber como solucionar o meu problema, será que consegue me ajudar? Comprei meu carro, ele é de 2014. Há um ano, ele começou a ascender e apagar a luz da injeção aleatoriamente, até achei que era problema do painel. Recentemente a luz está acesa direto. O carro não está com nenhum problema de falha, consumo, nada, nada. Fiz três rastreamentos, todos acusaram catalisador e me indicaram a troca. Porém, um último Mecanico me informou que a sonda lambda pode estar umida, e este fator está acorrentando a luz ascender, mas que não preciso preocupar. Posso confiar. Se precisar fazer o diagnóstico, qual local é melhor levar e o que devo solicitar que seja feito? Obrigada!

    ResponderExcluir
  90. Colega já fez 3 diagnósticos e te recomendaram trocar o catalisador, o acha que pode mudar? Se não confia na oficina pricure um especialista em diagnostico, um serviço bosch por exemplo.

    ResponderExcluir
  91. Boa noite meu carro é uma saveiro 2011 passei o scanner deu os seguintes erros P0480 e P0036 o segundo erro refere-se a sonda lambda pós catalisador?

    ResponderExcluir
  92. Estou com uma Doblô com kit GNV e já substitui o catalisador mas continua com a sonda pós catalisador oscilando muito na gasolina, no gnv ela diminui significativamente a oscilação, mas na gasolina ela oscila muito, oque pode ser?

    ResponderExcluir
  93. Bom dia tenho um Renault Scenic 1.6 16v esta falhando mas não morre, levei na oficina passei mo scaner e constatou falha na sonda pos catalisador e no sensor de comando do motor, mas não consigo achar nenhum dos dois para efetuar a troca. Consegue me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. joni a ajuda que posso dar é que está indo para o caminho errado. primeiro: não se troca peça só porque deu erro relativo a ela. Sonda pós cat não faz o carro falhar. quanto ao sensor do comando precisa continuar com o diagnóstico pode ser fio, conectorcom mau contato, correia do motor, etc. Procure uma oficina especializada em diagnóstico.

      Excluir
  94. Boa Tarde. Parabéns pelo seu blog rapaz. Muito Bacana. Comprei um astra 10/11 54 mil originais nunca trocado nada. Fui realizar manutenção preventiva, vela e cabos, correia e tensor. Passado o scanner deu erro sonda lambda 01 apos retirado do erro o carro nao pegava e ela no scanner nao oscilava. Troquei hoje e no escanner passou a oscilar e o cheiro do escapamento fortissimo parou. A Sonda 02 "pós" ela esta parada oscila tipo 430 passa 5 segundo muda para 426. no grafico nem mexe. O mecânico pediu para substituir ela também pois ela esta travada e que tem que oscilar um pouquinho mais e que ela pode danificar a primeira que troquei hoje. vendo seu post e outros nao confirma essa informação. Oque você me diz amigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que está no post e peça para seu mecânico se reciclar.

      Excluir
    2. Me desculpa Aparecido, mas Infelizmente não entendi. Sua opnião sobre o caso. Abaraços!

      Excluir
    3. a resposta está na postagem, vc leu? o que a sonda pós cat faz e como ela se comporta? está igual ao que fala. Seu mecânico precisa de treinamento.

      Excluir
  95. OLA APARECIDO ESTOU COM UMA STRADA FIRE 1.4 JA PASSE1 O SCANNER E ACUSA AQUECEDOR SONDA LAMBDA 2 , JA TROQUEI ESSA SONDA E ELE CONTINUA ACUSANDO E COM A LUZ DE INJEÇAO ACESA , OQUE VC ME DIZ SOBRE ESSA FALHA E QUAL A SOLUÇAO

    ResponderExcluir
  96. No meu gol g6 track ascendeu a luz da injeção. Deu sistema de catalisador abaixo do limite 1. Oque pode ser.

    ResponderExcluir
  97. Boa noite!

    Foi trocado junta de cabeçote do motor do meu EcoSport ano 2015 / 2016 2.0 motor Duratec, também realizado a limpeza química no sistema de escapamento, e trocou o TB. Agora o veículo na da funciona na lenta, após funcionamento o mesmo ao rodar por um longo tempo, é vir para em um sinal, o mesmo apaga e custa funcionar posteriormente.

    Alguém pode me ajudar nesse diagnóstico?

    ResponderExcluir
  98. Boa noite .
    Estou com Nissan Sentra 2008 automático acusando a sondapré catalisador já troquei a sonda já fiz diversos reparo e a sonda continua travada em mistura pobre fazendo com que o carro beba muito.queria uma ajuda já passou por 4 Mecânico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja outros post sobre sonda, aconselho procurar uma oficina especializada em diagnóstico. Bosch service por exemplo.

      Excluir
  99. Olá tenho uma Saveiro G5 está com 130.000 km rodadas acusa o ploblema p0420 será o catalizador mesmo pela km dela ?

    ResponderExcluir
  100. Meu EcoSport esta com a luz da injeção acesa e não apaga, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc acredita mesmo que alguém possa saber sem ao menos passar um scanner, rscutar, cheirar, etc. 🤔🤔🤔

      Excluir
  101. Boa Tarde Amigo. Tenho um Fiesta 2014 Rocam
    Que esta acusando p420. Baixa eficiencia catalitica. Efetuei a troca do catalisador porém coloquei um usado ( o do meu estava trincado) efetuei a troca das 2 sondas, cabos de velas e também das velas. Porém a avaria continua ocorrendo. Na ultima passada de raster no dia 14/01/2020 a sonda pós catalisador ela não fica um gráfico totalmente reto. Tem horas que ela oscila. Será q pode ser o catalisador? Ps este catalizador usado estava em otimo estado e foi retirado de um carro com pouca KM

    ResponderExcluir
  102. Oi! tenho um um Agile 2013,eu fiquei com a chave da ignição ligada com o carro desligado por uns 40minutos, aí sai pra trabalhar,quando sai do trabalho pra ir embora acendeu a luz da injeção no painel,levei no mecânico deu erro na sonda lambida pos catalizador, oque pode ter acontecido???
    Oque pode ser,catalizador ou a sonda?

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.