Cuidado na hora de substituir o retificador do alternador


Os alternadores automotivos são trifásicos, portanto admitem que seus enrolamentos sejam conectados em estrela ou triângulo.

Em uma ligação estrela a extremidade final de cada um dos enrolamentos são unidas, e na ligação triângulo são fechadas aos pares, final de um enrolamento com o início do seguinte.

O critério usado para escolher um ou outro tipo de conexão depende de imposições na fabricação ou de critérios técnicos que visam melhor eficiência do gerador.

As conexões eram soldadas no próprio estator como ilustrado na foto acima. Com o advento dos alternadores compactos a Bosch passou a realizar estas conexões no conjunto retificador através de pontes de fio entre os terminais que ancoram as pontas do estator. Outra novidade foi a padronização de tamanho do conjunto retificador, segundo o tipo de alternador.


Estas medidas trouxeram algumas complicações, pois as pontes que formam a ligação estrela (X, Y, Z) ou triângulo (UZ, XV, YW) são fundidas na base que suporta os componentes, tornando-se impossível o seu reconhecimento visual, veja a figura anterior.

Portanto para evitar enganos danosos ao alternador, use somente componentes indicados nos catálogos dos fabricantes e em caso de dúvida faça a continuidade entre os terminais do retificador comparando-o com a peça original.

Veja também:
Por que os alternadores queimam
Dúvidas frequentes sobre alternadores
Periodo de manutenção de alternadores e motores de partidas
Bateria descarregando

14 comentários:

  1. Oi Cido, tenho um alternador de bancada para testes de componentes, este alternador de corsa 97 com estator 3 fios. Quero trocar por um do fiesta 99 que tem 6 fios no estator mas como vou por exemplo testar uma placa antiga se no estator terá 6 fios e a placa 3, quais fios dos 6 uso

    ResponderExcluir
  2. Paulo, como pode ver no post os 6 fios representa que a conexão estrela ou triângulo, cujo fechamento se faz na placa retificadora, está em aberto. Você deve identifique os bobinas e faça o fechamento. Não sei te dizer qual é o fechamento original, não é divulgado pelo fabricante, tem que ser feito no alternador em questão ou testar na prática. Se a disposição for igual ao indicado no post faça o fechamento conforme indica a foto na placa, para estrela junte os fios xyz e use u,v,w para as ligações. Se for triângulo siga a sugestão na foto. Mas antes certifique-se que a disposição dos pares de bobinas sejam iguais e também determine qual é a conexão original do alternador.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Aparecida, o processo é medir a resistência das bobinas e a isolação entre elas e delas para a carcaça. As bobinas são os pares UX, VY, WZ. Vale lembrar que a resistência das bobinas são extremantes baixas e requer um ohmímetro sensível ou uma ponte de wheatstone.

      Excluir
  4. Quero colocar um estator de 6 fios num alternador 45a que era 3 fios. Vai aumentar a capacidade dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiano, todos os estatores possuem 6 fios, naqueles que vê somente três é porque os outros já estão unidos. Para aumenyar a capacidade terá que usar um estator com fio mais grosso e em muitos casos também muda o rotor e placa de diodos. Ou seja, terá pouco recurso e será dificil identificar peças que dariam certas. Melhor solução substituir o alternador completo.

      Excluir
  5. você poderia me ajudar em uma duvida que tenho?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Aparecido, tenho um estator de um alternador bosch de 110ah, o mesmo tem 6 saídas (ou entradas) com 3 fios cada, como meço a continuidade deste estator com um multimetro.
    me parece ser um alternador forte porém estou tendo dificuldades para medi-lo.
    obrigado

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, Aparecido, vc saberia informar se o alternador Bosch 0124225021 usa ponte retificadora estrela ou triângulo ? Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, não existe divulgação do fabricante, só é possivel saber fazendo medição ou visual. Este é o sentido do vídeo, alertar que existem diferenças e se deve seguir rigidamente o catálogo de peças. Possíveis adaptações cabe ao eletricista uma avaliação prévia, embora nunca deva ser recomendada.

      Excluir
  8. Boa noite estou com umalternador bosch da ford transit 150 amp triangulo mas as pontas das bobinas estão todas jampeadas em um unico ponto . não teria que ser jampeadas em 3 pontos diferentes por sre triangulo? Será isso que não gera campo?

    ResponderExcluir
  9. será! será que vc testou da maneira certa? será que vc testou todas as possibilidades? façao as verificações com calma, veja meus vídeos, vai te ajudar bastante.

    ResponderExcluir
  10. Se eu pegar um alternador com uma placa retificadora com ligacao triangulo e eu fazer a substituição dessa placa por uma placa de ligacao estrela , vai aumentar ou diminuir os amperes?

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.