Erros de adaptação A/F em carros “flex-fuel”

Ao planejar uma manutenção preventiva, muitas vezes o técnico recomenda a limpeza de injetores, troca velas, cabos, filtros, etc. Avanços tecnológicos empregados na fabricação de injetores e o uso de gasolina aditivada reduzem bastante a necessidade de manutenção dos mesmos. Por outro lado fatores adversos como: o uso alternado com diferentes tipos de combustível, próprios dos carros "flex-fuel", e condições gerais de manutenção em relação à troca de óleo do motor, arrefecimento, “blow by”, etc. podem acelerar o processo de deterioração dos injetores.

Como sabemos, a adaptação lambda pode compensar desvios da mistura ar-combustível (A/F) provocados pelos inconvenientes citados, basta consultar a adaptação aditiva e multiplicativa para constatar falha que ainda não foi registrada na memória de erro da UCM.

Ao ler o A/F em um veículo “flex-fuel”, bem como seus parâmetros adaptativos, o técnico pode acreditar que a leitura corresponde fielmente à proporção de mistura gasolina/álcool, porém o que muitos ignoram é que a indicação pode ser errônea. Isto mesmo, as falhas citadas podem levar a adaptação A/F de combustível a um valor inconsistente. Casos mais sutis sequer são percebidos por técnicos menos atentos.

Vejam este exemplo: Ao escanear um veículo VW Gol 1000 flex com sistema ME 7.5.20 se observa os parâmetros visto na tela abaixo:
Estado da mistura e A/F com veículo defeituoso
A primeira vista tudo está perfeito, não há reclamação do cliente, e o carro funciona "perfeitamente". O caso é que o carro estava abastecido com gasolina, sendo assim, o parâmetro de  A/F para combustível está incorreto. Retirado uma amostra do combustível para teste, quem é do tempo do carburador sabe como é, se adiciona 100 ml de água a 100ml de combustível em uma proveta, agita e teremos a separação dos líquidos. Com o teor de 70% de gasolina, concluiu-se que se tratava de uma adaptação errônea de A/F para combustível. Fazendo a readaptação com o scanner para o A/F de gasolina, figura a seguir, o mesmo voltava à condição anterior após o uso do carro.
A/F para gasolina forçado com o scanner de diagnóstico 
Com base na adaptação (cerca de 11% de aumento de Ti), histórico de manutenção e a kilometragem do veículo (97.000 km) optou-se pela limpeza nos injetores que certamente poderiam estar obstruídos, pois não havia nenhuma outra falha evidente.
Após a limpeza dos injetores e uso do veículo os parâmetros se mantiveram próximo dos valores ideais para gasolina como mostra a tela do scanner abaixo.

Notem, com A/F de gasolina (13,2) a adaptação multiplicativa deve indicar -20%, neste caso. Com os injetores sujos este valor caia para -9%, indicando aumento do tempo de injeção.

Quando o sistema entra na fase de reconhecimento de combustível, que pode ocorrer independente de haver abastecimento, erroneamente toma esta falha como adaptação de combustível. 

O que ocorre neste veículo é muito comum, independente de marca ou modelo, portanto fique atento para não errar no diagnóstico. Outro alerta é quanto à necessidade de testar o teor de álcool do combustível ou outra forma de trabalho que evite equívocos.

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5 comentários:

  1. Muito importante essa tua publicação, que pena que um número muito grande dos reparadores não leva em consideração no diagnósitico o fator de adapatação aditiva e multiplicativa, que pode ser um importante indicio para a detecção de muitos problema. Agora aproveitando a oportunidade gostaria de saber se o metodo de avaliação do sistema de ignição atraves da medição do pico tensão do primário da bobina é eficiente para o diagnóstico.

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  2. Oi Gustavo obrigado por comentar.
    Quanto ao diagnóstico através do primário, eu diria que é razoável para reconhecer muitas falhas que distorcem a onda. Não é bom para estimar a tensão de trabalho do secundário pelo pico do primário.

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  3. bom dia a todos desse canal.estou com um problema com um gol que nao pega pela manha so pega se eu abrir uma entrada de ar no mesmo.Alguem pode meda uma dica.Desde ja agradeco.Bom dia

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    1. colega é flex? verificou se o A/F está para o combustivel que está usando. Verificou se o corpo de borboleta limpo e em ordem, filtro de ar, pressão de combustivel está boa.

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  4. Estou com um problema no meu gol 2011 , ele está mudando o af dele toda hora , ele tem Gnv , já troquei vela , cabos de vela , filtro de ar , e o simulador de sonda , resetei e reprogramei e ele muda o af sozinho , não sei o que fazer mais , ele está com 100% etanol , ler gasolina , isso acontece quando mudo para o Gnv , isso acontece com o carro ligado em movimento ou desligado tbm .

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