Saiba como interpretar diagramas elétricos - parte 2

Diagrama de fiação multifilar

O diagrama de fiação multifilar é um desenho bidimensional mais detalhado na representação simbólica de seus componentes.  Frequentemente usados para localizar interrupções no circuito durante um reparo no sistema elétrico, também servem para a montagem de um circuito ou equipamento. O excesso de cruzamento de linhas deve ser evitado para maior clareza. Este modelo é satisfatório para circuitos com poucos componentes ou detalhes.
O exemplo abaixo ilustra o sistema ignição EZ-k aplicado nos veículos com sistema de injeção eletrônica tipo LE-Jetronic: 
Diagrama de fiação multifilar – Sistema de ignição EZ-k veículo Gol GTi, fonte apostila VW.
Legenda:
a – Vai para o interruptor da borboleta do acelerador 
b – Vai para sensor de temperatura do motor
c - Vai para Unidade de comando LE-jetronic
d – Vai para o LED do painel
e - Alimentação de +12 V 
1 e 2 Pontos de conexão a massa (chassi)
“Linha 15” - positivo da bateria comutado pela chave de contato ou ignição.

Com este diagrama, apesar de existir muitos cruzamentos de linhas, não é difícil seguir ou montar o circuito.
Entretanto, o leitor deve observar que a disposição dos terminais no símbolo do distribuidor não corresponde à ordem física real na peça. A pinagem da EZ-k corresponde à vista frontal do conector do lado do chicote. E no módulo TSZ a ordem mostrada é da pinagem do módulo. Não se trata de erro, já que não há obrigatoriedade em manter a ordem exata dos pinos no diagrama.
Isto exige atenção do profissional ao confrontar o diagrama com a instalação. Se necessário consulte o desenho específico para o conector. 
Caso seja importante o autor pode advertir quanto à ordem adotada ou inserir desenho complementar dos conectores, como no exemplo da figura abaixo.
Diagrama de pinos dos conectores do chicote, vista frontal.
O cruzamento das linhas sem o ponto circular (em preto) indica que estas não estão conectadas entre si.
A linha tracejada ao redor do fio indica uma blindagem contra EMI (interferência eletromagnética). Normalmente a blindagem é conectada a massa (negativo), porém no caso do distribuidor esta blindagem também serve como condutor negativo de alimentação do sensor Hall no distribuidor.

A leitura é simples, alimentação de 12 V para o módulo EZ-k, por exemplo, chega pelo pino 5 do “conector A” e a ponte de fio entre ele e pino 6 do módulo EZ-k (vide legenda “e”).
Um fio conecta o pino 20 da unidade de comando EZ-k a um ponto de massa – chassi, indicado pelo retângulo “1”. E assim sucessivamente para qualquer outra linha.

Para interpretar diagramas deve ser aprendido o significado de termos e símbolos usados frequentemente, hora ressaltados em vermelho no diagrama e explicados, que normalmente não são legendados.
Já entender o funcionamento do sistema é necessário conhecimento complementar sobre seus componentes.

Diagrama de fiação unifilar

Em um circuito com muitos componentes e condutores elétricos seria difícil desenhar ou mesmo seguir seu trajeto sem se confundir. O diagrama de fiação unifilar é outra opção muito comum.
Usando a referência cruzada, a conexão do borne no componente “A” possui o endereço com denominação do borne e componente de destino “B”. Se necessário ainda pode ser incluído a bitola e cor do fio.
Não é necessário seguir o fio, basta ver a indicação do fio no pino do componente e já sabemos onde ele deverá chegar. A quebra da linha indica para que lado do circuito ela segue.
Diagrama de fiação unifilar – Sistema de ignição EZ-k, VW - Gol GTi
O diagrama unifilar acima é ideal para a montagem do circuito e também pode ser usado pelo técnico reparador para checar a continuidade e a conexão exata dos condutores. 

Na próxima matéria veremos os tipos de diagramas elétricos usados frequentemente pelas principais montadoras de veículos.

5 comentários:

  1. Aparecido boa noite, tenho um Chevette 93 a álcool, gostaria de saber se seria possível usar um modulo ezk no caso da linha GM de um que seja 1.6 a álcool tambem e que ja tem o modulo de ignição para substituir o avanço ccnetrifugo e a vácuo, mas tenho a duvida em relação aos mapas, sera que o modulo iria conseguir trabalhar pois o mapa de cada carro é diferente, ou ele consegue corrigir o ponto pelo sensor de detonação, e no caso eu uso o 2e no carro, mas o regulador de lenta tem o conector para colocar um fio e detectar quando o carro estiver com a borboleta fechada, em lenta no caso, aguardo sua resposta, se puder claro, pois vi que entende do assunto e nada melhor que perguntar a um especialista, meu email é marcosvbg98@gmail.com caso queria mandar por email, obg pela atenção desde já

    ResponderExcluir
  2. Você tem um distribuidor hall sem avanço para o chevette? como disse os avanços são diferentes, o módulo vai trabalhar mas não vai prestar para o seu motor? o sensor de detonação precisa ser posicionado para detectar as detonações de cada cilindro, como vai conseguir determinar o local exato para garantir que funcione? Se esqueceu que o módulo de ignição está dentro do módulo LE jetronic neste carro. estes são alguns problemas para vc pensar, vale a pena?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia
    Obrigado pela explicação e diagramas
    Gostaria de usar um modulo ezk em um verona ap 1.8 carburado,e com isso eliminar o avanco centrifugo(mecanico)e a vacuo,utilizando um distriuidor hall com modulo 7 pinos.
    Eu nao tinha instalado ainda devido ao fato de nao ter os avancos no distribuidor hall(fixo)
    Pois conforme vimos aqui o modulo EZK tem esta funcao de avanco eletronicamente e a questao da ligacao do vacuo que entra no ezk,sensor de detonacao e temperatura tb seria simples para adaptar.
    Minha duvida é se o modulo ezk funcionaria a funcao de avanco eletronico em conjunto com o sensor de detonação,entrada de vacuo e sensor de temperatura,porén sem o módulo de injeção,já que se trata de um carburado ap.
    Ou se vc sabe me informar se existe ou seja possivel fazer um circuito de controle do avanco da ignicao em função da RPM do motor.
    Obrigado por elucidar e sugestoes
    Sei que adaptacoes nao tem garantia de funcionamento.Mas agradeço alguma idéia,sou mecânico mas não com conhecimentos profundos em eletronica.

    ResponderExcluir
  4. boa tarde estou com um santana 2.0 92 com esse sistema de injeção
    ele pulsa a bobina mas nao pulsa os bicos .

    será que pode ser a central?

    eu testei a mesma e entra pulso só não distribui para os bicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei, assim como não sei se vc testou toda a parte elétrica dos injetores e modulo.

      Excluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.