Erros que abordam a sonda lambda

Muitos pensam que os erros de sonda lambda que ficam registrados frequentemente na memória de defeito do sistema de injeção é a causa do mau funcionamento de um motor, e inclusive substituem inutilmente a sonda lambda. A falta de êxito nestes casos é algo que merece reflexão.  

Inicialmente os sistemas de injeção eletrônica não possuíam sonda lambda, ela foi implantada posteriormente para atender leis mais severas de controle de emissões de gases poluentes e reduzir o consumo de combustível.
A figura que segue ilustra de forma simplificada o controle da sonda lambda no funcionamento da injeção eletrônica tradicional (mono combustível), entenda o processo.
Com base na informação do sensor de carga (massa de ar admitido versos rotação do motor) e temperatura do motor a unidade de comando do sistema de injeção (UCM) calcula a quantidade de combustível necessária para o correto funcionamento do motor, expresso por meio de um pulso de curta duração que regula a abertura do injetor de combustível. O volume de combustível injetado é produto do tempo de duração do pulso (ti – tempo de injeção) e pressão do combustível ©.
 
Sistema de injeção e regulagem lambda 
Ar e combustível são aspirados para o interior dos cilindros do motor e após comprimidos se inflamam pela centelha da vela de ignição. A queima da mistura ar/combustível gera gases residuais que são expelidos através do escapamento do motor. O oxigênio presente nestes gases, o único a ser detectado pela sonda lambda, é determinante para estabelecer a eficiência da combustão e para calcular o fator de correção (tc). O tempo de injeção corrigido torna a mistura ar/combustível ótima de maneira que os gases residuais da combustão sejam processados adequadamente pelo catalisador.  

O teor de oxigênio elevado, detectado pela sonda lambda no escapamento, pode indicar que volume de combustível injetado é pequeno, e para corrigir, o tempo de injeção (ti) é aumentado somando-se o tempo de correção calculado (tc). Da mesma forma a escassez de oxigênio pode representar um volume alto de combustível injetado, portanto agora a correção se faz deduzindo do tempo de injeção (ti) o tempo de correção apurado.

O fator de correção máximo é cerca de +/-20 % do tempo de injeção principal (ti) e geralmente é incapaz de causar falha acentuada no funcionamento do motor.

Conclusão:
A regulagem da mistura através da sonda é uma ação secundária, que tenta consertar irregularidades ocorridas na combustão.
A sonda lambda pode ser usada como “feedback” do processo de combustão.
Evidentemente qualquer problema que afeta a combustão do motor recai sobre a regulagem proporcionada pela sonda lambda. Ao alcançar o limite de compensação estipulado no sistema, a conseqüência será a suspensão da regulagem da mistura e registro de um erro que aborda a sonda lambda.

Mecânica do motor, fuga de ar na admissão, defeitos nos injetores de combustível, qualidade do combustível, pressão de combustível, sensores de carga e temperatura do motor, falhas de ignição, entre outros são problemas frequentemente identificados como elementos que provocam problemas de combustão e afetam a regulagem desempenhada pela sonda lambda.

A sonda pode sofrer danos conseqüentes de defeitos da combustão, entretanto em grande parte deles, após serem sanados, a sonda volta a operar normalmente.  


Pense nisso na próxima vez que encontrar um erro que aborda a sonda lambda memorizado no sistema de injeção. Além disso, somente substitua a sonda após testar-la minuciosamente, assim como qualquer outro componente.

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29 comentários:

  1. Poderia me dar uma dica?
    Tenho uma PARATI BOLA 97 1.8 MI. Ela engasga na retomada de aceleração depois deslancha,e com ela parada no ponto neutro as vezes falha quando acelero, e as vezes parece que vai morrer. Foi testado bomba de combustível, troquei vela, cabo de vela, rotor, tampa do distribuidor, limpeza de bico,troquei filtro de combustível e limpeza corpo borboleta.Posso ir para sonda lambda? Não consigo mais olhar nem pro mecânico!!! Agradeço por sua ajuda.
    Abraço.

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  2. Renato é necessário ter equipamentos adequados para comprovar qualquer hipótese cogitada para evitar estes aborrecimentos. O que descreve sugere que há falha de ignição, o que poderia ser comprovado com osciloscópio, não muito comum na maioria das oficinas. Verifique as conexões a massa da bobina de ignição/unidade de comando, a montagem do distribuidor (o rotor deve estar alinhado e apontando para o pino da tampa do cilindro que está no ponto morto superior em compressão), confira também a posição do rotor impulsor do distribuidor (deve estar saindo da chapa), ponto de ignição (verifique se o short plug está em ordem), teste a bobina de ignição.

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  3. comprei uma bmw 328 1996 e quando o carro está totalmente frio ele nao pega. ontem com muita insistencia ele pegou mas hoje nada. pode ser a sonda? desde ja obrigado

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  4. Fernando a sonda não influi na partida do motor.
    Revise o sistema de combustível, sensor de combustível, sensor de rotação e fase, coletor de admissão. Use o scanner para se orientar as possibilidades são muitas.

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  5. Ola... boa noite.
    Preciso de sua ajuda, sou mulher e nao tenho ninguem para me auxiliar com os problemas do meu carro, sempre fico na mao dos profissionais que na maioria das vezes me deixam com uma sensacao de esta sendo enganada.
    Tenho um FOX PRIME 2011-2012 com aproximadamente 70000km rodados. Quando comprei ele ja tinha instalado um KIT-GNV (que ja me informaram nao eh o geracao 5).
    Assim que peguei o carro, troquei velas, cabos, oleo, filtros de ar e combustivel.
    So que o carro comecou a dar problema na marcha lenta, estava morrendo, e tbm qdo eu acelerava ele nao respondia.
    Levei num profissional de GNV, que da ocasiao me falou do KIT geracao 5, e que no meu carro nao era esse o instalado.Falou que o carro estava dando esse problema por causa desse KIT inapropriado para o ano do carro.
    Fiquei apavorada, mas continuei utilizando o carro no GNV, mesmo que de vez em qdo. ele apresentasse esse defeito.
    So que agora estou comecando a perceber (depois de uns 2 meses) que o carro esta acelerado na gasolina.
    Por favor, me ajude.
    Se eu trocar o KIT GAS PARA O GERACAO 5, esses problemas vao acabar, ou uma coisa nao esta relacionada a outra.

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  6. Liege, qualquer um que necessite contratar serviços tem a mesma dificuldade. É normal haver divergências quanto a solução do problema, só que ninguém se compromete com o resultado, isto é Brasil! Não sou especialista em GNV, pessoalmente abomino estas conversões, pois geram uma séries de problemas quando mau adaptados, portanto se torna difícil a manutenção. Não há documentos técnicos que esclareçam o trabalho executado. Você menciona que a falha acontece algumas vezes, quer dizer que não é permanente, certo? Se é este o caso, não tem nada a ver com o kit instalado, pode ser algo que não foi estabelecido como deveria, por exemplo: na troca de velas foi recalibrado a abertura dos eletrodos? que tipo de vela usou? o ajuste de mistura está em ordem?
    Quanto o problema da gasolina, é necessário entender o que foi feito na adaptação, conforme o caso o sistema de gasolina continua atuando mesmo quando está no gás e ao mudar de combustível o sistema está todo alterado por fazer compensações de combustível, posição da borboleta aceleradora, etc. erroneamente.

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  7. Liege, mais um detalhe, você tem idéia de quantos km este carro rodou no gás? Com gás costuma ocorrer deterioração mais acentuada para as válvulas do motor. Faça uma revisão nas condições do motor: compressão, correia dentada, etc.

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  8. Tenho uma bmw x1 e ela possui duas sondas lambdas, já é a terceira vez que ela apresenta erro nas duas, a primeira foi logo após abastecer no posto da shell com vpower, hoje so coloco podium e ainda o erro aparece e meu mecanico reseta. Agendei para deixar o carro 5 sias para maiores investigações.

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  9. Augusto, investigar é o procedimento a ser feito, pois o erro pode ser decorrente de falha que leva a má combustão da mistura. Não adianta apagar o erro, é preciso encontrar a causa.

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  10. bom dia meu amigo,meu gran siena apresenta problemas no ar condicionado,o mecanico alega que seria a sonda lambda,vc acha isso possivel ?

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    1. Alex procure um serviço especializado em ar condicionado ou outro mecânico.

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  11. estou com uma saveiro falhando quando motor esta frio, e no scanner acusa fator de correção da lambda a cima do recomendado, o que pode ser?

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    1. Giovani, como mencionado no post, tem que verificar tudo que possa produzir uma mistura errada ou falha na queima, como: velas, pressão do combustível, injetores, etc.

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  12. Bom dia meu amigo tenho um gol g6 acende a luz da injeçao direto ja passou por varios mecanico e nao resolve ja foi trocado as sondas apaga depois de 20 dias volta a acender acusa sonda 2 mais ja foi trocadas oq eu faço por favor?

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  13. colega, procure um centro automotivo que tenha experiência em diagnóstico. o problema pode ser na fiação, fusível, escapamento furado ou outra coisa relacionada ao motor. o profissional tem que investigar o que está errado.

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  14. tenho um astra 2000 foi passado no scaner da falha na sonda lambda ja foi trocado mais a luz da injeçao acende quando liga quando acelera na br com ar condicionado ligado ele acende a luz.

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  15. Colega leia a conclusão no post que lista varios problemas que provoca este erro. vc já verificou estes pontos?

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  16. Tenho uma x1 2011 1.8, mecanico alega que a luz da injeção e problema na sonda (teria q trocar), ele passou o scanner uma vez ela volto a aparecer, e normal esse problam?

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    1. Colega o seu mecânico testou tudo que eu menciono na conclusão do post? se ele não dez isto troque de mecânico.

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    2. carro estava com um primo meu, ele usou 5 meses com a luz da injeção acessa, porem mecânicos falam que nao tem nda... estou com o carro tem um mes, fico agoniado com essa luz e fui atrás, porem ele identificou no Scanner que o único erra era da sonda!

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    3. o fato de dar erro de sonda não garante que o defeito seja ela. Neste caso ou você confia no mecânico ou não. ele testou a sonda? ele garante que resolve?

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  17. Infelizmente não posso te ajudar pessoalmente, João. Estou em campinas e por aqui te indico um excelente oficina que pode resolver, mas é um pouco longe, não!

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  18. boa noite amigo
    tenho santana que ja troquei cabos vela,vela,sensor da borboleta,filtro combustivel e carro falha na rua ,parece raquitico e as vezes desliga do nada ,depois ligo ele funciona normas mas quando acelero engasga e morre ,pode me ajudar??

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  19. https://aparecidooliveira.blogspot.com/2016/02/mecanico-ou-mago.html

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  20. Boa noite tenho um audi a4 2009 2.0 turbo não sei mais oque fazer nesse carro !! As veses ele falha nas retomadas eu percebi quando ele esquenta piora !! Já troquei bicos velas bobinas bomba de gasolina sensor map e fis a turbina eo problema contínua o mecânico só quer saber de trocar as pessas !! Estou desesperado já sera que pode ser essa sonda lambda??

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    1. procure uma oficina especializada em diagnóstico, um car service bosch por ex.

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  21. Boa noite. Meu Fox começou a acender a luz amarela indicadora de mau funcionamento do motor, entretando está funcionando perfeitamente. Meu mecânico fez o rastreamento de defeito e detectou algo relacionado a emissão irregular de gases. Ele disse que é o catalisador que começa a dar defeito, mas na descrição do erro constante no rastreador não diz específicamente qual peça está defeituosa. Poderia ser defeito na sonda lambda ao invés do catalisador? A sonda é bem mais barata q o catalisador, então na minha humilde opinião de leigo em mecânica, eu penso q se a sonda tiver relação com o erro detectado, seria mais prudente trocar primeiro ela e se n resolver partir pra troca do catalisador.
    Obs: há é a segunda vez q acende. Na primeira vez após o rastreamento ele zerou os erros, a luz apagou e só foi acender novamente após uns dois meses. O mecânico disse que pode ser combustível de má qualidade TB, o que conscide eu ter colocado gasolina em um posto de estrada e logo após ter acendido a luz
    Desculpa o enorme texto
    Att

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    1. são tantas as possibilidades, e isto pode constatar lendo meus posts sobre o assunto, que seria prudente vc procurar uma oficina especializada em diagnóstico. Não acredite em nenhum mecânico que não trabalhe em seu carro ao menos 1 hora para apontar a falha, a não ser que ele seja vidente.

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