Teste do regulador de tensão multifunção

Ao substituir o regulador de tensão de um Renault Máster cuja tensão do alternador variava entre 12,9 a 14,0 Volts e mantinha a lâmpada piloto (bateria) acesa, aproveitei a oportunidade para testar-lo fora do alternador. Creio que isto responderá algumas perguntas dos seguidores do blog sobre o teste deste componente separado do alternador.

Como já comentei este regulador possui inúmeras funções, muitas difíceis de serem percebidas, outras podem ser facilmente observadas, como por exemplo: o monitoramento do campo (DFM) e a pré-excitação pulsada (característica comum neste regulador de tensão).
Diagrama do regulador de tensão multifunção acoplado ao alternador
Funcionamento do regulador de tensão F00M144181:
O CI de controle central do regulador é inicializado através da lâmpada piloto ao ligar a chave de ignição. Após comuta o transistor T3 que leva o terminal L ao negativo acendendo a lâmpada piloto e ao mesmo tempo ativa a pré-excitação pulsada do campo por meio de T1 - Vide diagrama acima.  
Em regime normal de trabalho o transistor T3 é levado ao corte e T2 comuta o terminal L ao positivo (B+), apagando a lâmpada piloto.
O transistor T1 desliga o campo quando o borne B+ do alternador atinge o limiar de tensão superior e volta a ligar no limiar inferior, de maneira que a tensão entregue pelo alternador fique estável em uma ampla faixa de carga e rotação.  
O chaveamento do transistor T4 acompanha a pulsação do campo via transistor (T1) e serve para monitorar a carga do alternador através do borne DFM.

Testando o regulador na bancada de trabalho:
A figura a seguir ilustra a conexão do regulador para teste. Para a sinalização, uma caneta LED foi ligada ao borne L, no DFM foi montado um resistor de 10 KOhm, e a lâmpada incandescente 12V-2W simula o campo.   
Diagrama de teste do regulador de tensão multifunção do alternador.
A tensão DC da fonte é aplicada entre os bornes B- e B+ respeitando a devida polaridade. Neste teste o borne W permanece desconectado e a tensão da fonte é aumentada gradativamente. O chaveamento do campo (lâmpada conectada no par de escovas) se dá normal, recebe alimentação pulsada com ciclo ativo de 20% e é interrompida ao atingir 14,9 V.
O borne DFM, conectado ao B+ através de um resistor, registra uma imagem exata do controle aplicado executado no campo.
sinal do campo e do borne DFM o regulador de tensão multifunção
O LED sinalizador conectado no borne L não se apagou, indicando falha no regulador, apesar do funcionamento normal do campo.

No segundo teste, usando o gerador de sinal, foi aplicado um sinal de corrente alternada de tensão e freqüência variável no terminal W do regulador e a tensão do borne B+ foi mantida em 12,5V.
Com a freqüência do sinal entre 6 a 75 Hz a pré-excitação pulsada se iniciou com aproximadamente 4,5 Vpp e se manteve mesmo elevando a tensão acima de 14 VAC.
Sinal do campo versos sinal terminal W de baixa frequência
A pulsação falhada pode ser notada pela luminosidade oscilante da lâmpada (campo), possivelmente se deve ao mau funcionamento do regulador.


Com freqüência acima de 75 Hz a excitação é pulsada com tensão em torno de 3,2 VAC e se torna contínua e máxima acima deste valor. Ao atingir 12,2 Vpp a excitação é cortada, como mostra a figura abaixo.    
Sinal do campo versos sinal terminal W de alta frequência
Conclusão:
O teste demonstrou os seguintes defeitos no regulador: lâmpada sinalizadora não apaga e há irregularidades nos pulsos de excitação ao alimentar o borne W.

Vê-se que o terminal W do regulador influencia a geração do alternador, portanto ignorar-lo em um teste certamente levaria a um diagnóstico equivocado. Além disso, no alternador a alimentação (B+ e W) está sincronizada, pois a fonte é o estator do alternador, e o teste separado pode ser ruim.  
Por outro lado isso evidencia que a tensão e freqüência no terminal W, imposto pelo magnetismo residual ao girar o alternador, pode levar-lo a geração plena na falta da lâmpada piloto.

Conhecendo as funções detalhadas é possível elaborar formas mais adequada de testes. Testar este tipo de regulador com o próprio alternador ainda é a melhor opção, entretanto vemos aqui que é possível obter algum resultado ao usar esta técnica.

Enfim, fazendo se aprende, este exercício é válido para desmistificar e disseminar o conhecimento deste componente.


Veja mais:

21 comentários:

  1. Obrigado por mais esta importante postagem! Aparecido, gostaria de saber se com o múltimetro em escala de tensão AC, com a ponta de prova negativa na mass do veículo e a positiva na saída b+ do alternador é possível medir o riple dos didodos do mesmo.

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  2. Gustavo, no veículo não dá tem muita interferência devido as cargas indutivas. No alternador com diodos de excitação pode ser medido a tensão DC entre B+ e D+, maior que 0,5 Volts indica defeito de estator ou diodos.

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  3. Estou com um Alternador de Astra 120A que quando o carro liga fica em 14,2V e vai caindo quando o carro fica quente chegando a 13,2v e com a perda pelo cabo fica uns 12,8V isso seria problema no regulador?

    OBS: problema ocorre mais com Ar ligado e mesmo depois desligando tudo a tensão continua lá embaixo e não sobe mais.

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  4. Rodrigo, no seu caso eu suponho que a tensão cai para 12,8 Volts quando você liga o ar (ou outra carga) por falta de potência no alternador, e após desligar o ar se mantém em 12,8 Volts devido a descarga da bateria, não subirá enquanto não se recupere a bateria. Os problemas possíveis são: estado do regulador (escova, contato), estado do alternador (curto estator/rotor), rotação do alternador, rotação do motor, consumo, estado da bateria (descarregada/defeituosa).
    Comece testando o consumo (máximo 95 amperes), o regulador já foi testado, então verifique escova e rotor (deve estar limpo e sem oxidação). Verifique correia e certifique se a rotação de marcha lenta do motor está correta.

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  5. Como funciona os bornes L e DFM pra que eles servem?

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  6. Colega veja o link http://aparecidooliveira.blogspot.com/2010/03/conheca-o-regulador-de-tensao.html

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  7. Estou com um problema no meu Peugeot 307. O alternador dele (que é novo, já foi substituído por um do mesmo modelo/amperagem) fica zunindo bastante depois de quente. A bateria é uma Heliar também nova. Desligando o B+ ele para de zunir. Desligando apenas o DFM, ele continua zunindo. A tensão é a mesma na saída dele e no + da bateria (14,4v). O veículo não tem problemas de carga, apenas o barulho. Já foi testado um novo regulador tanto no alternador novo quanto no antigo, sem sucesso. Desconectando B+ e fazendo uma ponte de B+ até o + da bateria, ele zuni também. Notei também que a luz piloto não acende quando o alternador está desconectado (B+ e DFM). Algum problema no sinal do DFM pode estar sobrecarregando o alternador? Há como testar isso de forma simples (multímetro)? Aqui na minha cidade tenho poucos recursos de manutenção (as auto-elétricas nem bancada têm), então se você puder me ajudar, agradeço imensamente! Abraço!

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  8. Rafael, o zunido é proveniente de ruido magnético, comum em alternador com alta carga. A tensão está normal portanto não sobrecarrega a bateria e também não demonstra sobrecarga no alternador. Aparentemente não há nada errado com o alternador. Você precisa identificar o componente ou circuito que está causando o consumo para saber se existe alguma anormalidade. Deverá medir a corrente em circuitos isolados. Dica se não possui amperímetro meça a queda de tensão nos fusíveis, retirando os que tem queda, assim ao parar o ruido poderá identificar o circuito que possui um consumo elevado. Caso tenha algo que fique ligado com o motor parado ou fuga de corrente significa que se trata de reposição de carga da bateria. Teste a corrente de fuga.

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  9. Obrigado pela resposta, Aparecido. Levei o carro até uma auto-elétrica mais capacitada, mas também não conseguiram determinar o problema. Testou outra bateria; passou o scanner; mediu no amperímetro; conferiu aterramento e cabo B+; isolamento de grandes consumidores (bomba da direção elétrica, bomba ABS, etc) e nada de anormal foi constatado... Pelo contrário, os parâmetros parecem estar ok! O zunido - que tem mesmo cara de alternador com alta carga - continua. O consumo do carro (durante funcionamento) está entre 20 e 35Ah, respectivamente para consumidores desligados e consumidores ligados. Ao ligar os consumidores, o zunido aumenta ainda mais. Os alternadores têm 120Ah. Os dois alternadores que tenho já foram revisados e fazem o ruído, um deles um pouco mais que o outro (mas sempre o mesmo, um zunido). Você teria algum palpite ou ideia do que eu possa fazer? As auto-elétricas não sabem mais o que fazer, e até eu já estou desistindo... Abraço!

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  10. Rafael o zumbido proveniente do campo magnético até determinado limite é normal. Resta saber qual é o nível deste ruído segundo o fabricante do alternador. Talvez você esteja impressionado ou pode ser que realmente esteja exagerado. Seria melhor você comparar com outro veículo.

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  11. parabens pelas dicas , so uma pergunta, como eu faço a ligaçao desse alternador em bancada para teste de carga, como eh a exitaçao eh pelo tanzistor t3 mas a lampada eh colocada no terminal l correto?

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  12. Davi, na bancada terá que colocar a bateria e a lâmpada como no esquema. A carga também é ligada entre o b+ e negativo. Correto, Neste alternador a excitação é feita pelo regulador via te. A lâmpada é uma sinalização tanto para o regulador como para o motorista.

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  13. esse gerador de sinal como faço pra conseguir um

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  14. Alex, eu usei um gerador comercial instruterm. Pode encontrar em lojas de instrumentos para laboratorio de eletrônica ou na internet.

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  15. Respostas
    1. Anexei o vídeo no rodapé do post. pode ver muito mais no meu canal do youtube.

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  16. por esses dias, peguei um regulador com o born "COM". Por sorte, havia gasto as escovas e consegui reparar o alternador. Quando o regulador tem esta saida, como posso proceder com o teste? veiculo: fluence

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    Respostas
    1. veja este resumo sobre reguladores ikro, https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwi61KHYp8jYAhWHf5AKHXALD5YQFgg7MAE&url=https%3A%2F%2Fwww.ikro.com.br%2Fdownloads%2Farquivo%2F10%2F302&usg=AOvVaw3hHxHSd_5koAboEsa5RzF6
      há videos da gauss também.

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  17. Boa noite Aparecido !
    Tu já montou um regulador de alternador em um transformador para
    fazer um carregador de baterias ???

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