Importancia da manutenção do alternador

A função do alternador é fornecer energia para o sistema elétrico do veículo e também repor a carga da bateria. Para garantir que se cumpra esta missão a carga instalada tem que estar em perfeita harmonia com a capacidade de geração do alternador. 

A manutenção periódica é um requisito importante para preservar seu bom funcionamento, evitando assim sua queima, descarga da bateria e panes elétricas no sistema de injeção, imobilizador e demais componentes eletrônicos.    

A troca de rolamentos e lubrificação, além de eliminar ruídos desagradáveis, pode ainda, evitar danos irreparáveis com o roçamento do rotor na carcaça (estator). A correia é tão importante quanto, desgastada ou frouxa, reduz a potência de geração e também causa ruídos também.

 A seguir temos alguns testes que podem ser feitos para localizar falhas em seus componentes internos:

Teste da bobina do rotor: Tocar com as pontas de prova do multímetro nos anéis do coletor. O valor medido em geral é próximo de 4 Ohms para alternadores de 12 Volts e 8 Ohms para os de 24 Volts, Consulte a especificação do fabricante para obter o valor exato.
Teste de isolação do rotor: Teste realizado entre o enrolamento e a carcaça. Segundo norma técnica, deve ser realizado com um testador que mede a resistência de isolação sob tensão de 500 Volts. Feito assim como mostra a figura, não é eficaz, pois a tensão de teste do multímetro em geral é inferior a 9 Volts. Geralmente as oficinas costumam testar com a lâmpada série em 110 ou 220 volts. É mais sensato, embora não esteja em conformidade com as normas técnicas.
Teste do capacitor (condensador): O capacitor, popularmente chamado de condensador, amortece os picos de alta tensão gerados pelo alternador evitando interferências na eletrônica do carro. Sua capacitância pode ser medida com um multímetro adequado. O valor é cerca de 0,5 uf (microfarad).
O regulador de tensão: serve para limitar a tensão ou voltagem gerada pelo alternador de maneira que não sobrecarregue a bateria. O valor limite de voltagem fica entre 13,5 a 14,2 Volts, ideal para a carga da bateria. As escovas devem ser verificadas e se estiverem curtas devem ser substituídas. Não sendo possível se substitui o regulador de tensão (completo). como testar.
O teste do conjunto retificador pode ser visto no link a seguir:

Para o teste do estator, vale o mesmo procedimento do rotor. Medir a resistência elétrica entre as fases e testar a isolação do enrolamento com a carcaça. No link abaixo se observa os diferentes tipos de bobinado. 
Entretanto se deve observar que a resistência elétrica dos enrolamento são extremamente baixas, sendo difícil obter a medição com precisão com o uso de um multímetro comum. 
Oportunamente abordarei alguns macetes para a medição do estator com recursos mais simples.

17 comentários:

  1. Olá. Tenho um fusca com alternador platinado e modulo de ignicao assistida. A partir de 2 horas funcionando o carro começa a falhar e apaga. Gira e nao pega na hora mas depois de uns 15 minutos volta a pegar. A bobina escorre. Ja troquei 3 vezes e a terceira também já começou a escorrer.k
    Pode ser regulador de voltagem? Chicote? Ou uma trava carneiro antiga?
    Obrigado

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    1. Colega possivelmente a bobina não é compatível com o módulo. qual bobina está usando qual é o fabricante modelo do módulo.

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  2. Obrigado pela resposta. O modulo é tonella. A bobina é a recomendada, 067. O modulo está instalado de forma reversivel. Se quando ocorre a falha volto para o condensador e platinado sem esperar esfriar, o carro volta a funcionar, mas falha ao receber carga. Isso ocorria antes de instalar o modulo.

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    1. Para ter controle da situação terá que testar a bobina, pode ser que já está com defeito. Para resolver o problema: O superaquecimento pode ocorrer por não estar usando o pré-resistor. Para trabalhar com platinado deveria ser de 1,6 Ohms e ter auxiliar de partida. O platinado não aguenta esta bobina sem o pré-resistor. Deverá verificar/regular o ângulo de permanência (abertura do platinado). A esta altura o platinado já deve ter problema, examine-o antes de tudo.

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  3. Boa noite Aparecido. Possuo um Audi A3 1.8T 2014 que começou a apresentar uma falha eletrônica alguns segundos após ligar o carro, apagando em outros poucos segundos. Passei um scanner no carro que apontou os seguintes erros: "corrente estática muito alta" e "queda de tensão, via linha do gerador, muito grande".
    Consegue me dar uma dica do(s) problema(s) mais provável(veis)?
    Obrigado!

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    1. Eu, as falhas estão relacionadas a alimentação de tensão, portanto terá que focar inicialmente na bateria e alternador. Possivelmente pode estar ocorrendo uma descarga da bateria por fuga de corrente ou desgaste da bateria que causa um distúrbio momentâneo ao ligar o carro. Avalie o estado da bateria antes da partida e após um longo período de parada, corrente de fuga, consumo/tensão do alternador pós partida. são pontos que te guiará no diagnóstico, considerando que tenha conhecimento para interpretar estas informações, ou procure um profissional experiente em diagnóstico.

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  4. Material sensacional parabéns! Abs www.zenmec.com.br

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  5. Tenho um Parati 90 com motor AP 1.8 e tenho tb um Triciclo com o mesmo motor, mas o triciclo não esta carregando a bateria. Marca 13.3 volts quando esta ligado, se pego o alternador
    da Parati que marca 14V e coloco no Triciclo ele continua marcando 13,3 V se pego o alternador do Triciclo e coloco na Parati, marca 14,00V. Então descarto problema no alternador, já verifiquei se
    tem fuga de energia e não tem.

    Pode me ajudar com alguma dica?

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    1. André, onde você está medindo esta tensão? Em que rotação é feito o teste? A bateria tem que estar carregada com minimo 70% de carga para ser montada no local. Veja mais na postagem teste alternador e bateria em 4 passos.

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    2. Oi Aparecido, obrigado pelo retorno, estou medindo nos polos da bateria, não tenho medidor de RPM, mas os motores são iguais e testei ambos na marcha lenta, com um pouco de aceleração e o problema continua, eu tb, peguei a bateria do Triciclo e coloquei na Parati e medi deu 14V, mas no Triciclo não chega a 13,5V. Estava pensando em ligar direto do alternador para a bateria, só não achei um esquema elétrico para fazer isso e fugir do chicote atual, para fazer um teste. O que vc acha?

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    3. André parece ser problema de queda de tensão. Não há necessidade de ligar um cabo, basta medir a queda de tensão do positivo do alternador ao positivo da bateria e pode fazer o mesmo com do negativo da bateria atá a carcaça do alternador. terá que ser menor que 0,3 volts esta queda em cada um deles. Também poderá medir a tensão entre a carcaça do alternador e seu borne positivo (B+). e ver qual é o valor de diferença entre ele e a medição em cima da bateria (máximo 0,6 V a menos na bateria)

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    4. Oi, desculpa a demora em responder, só tenho tempo para mexer com o Triciclo no Final de Semana, eu fiz essas medições e o negativo deu 0,3V e o positivo deu 0,16V. Então esta dentro do valor valido. Mas ainda não esta carregando, tem mais alguma dica? Desde já agradeço.

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    5. Alguns pontos para observar: rotação do alternador baixa ou correia patinando, excesso de consumo devido a algo ligado ou bateria com defeito, neste caso terá que medir a corrente na saida do alternador.

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    6. Seria bom definir que tipo de defeito tem. Já carregou e testou a tensão da bateria na partida? Afinal 13.3 volts não é tão ruim, dependendo do defeito que tem!

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    7. Oi, descobri o problema, o alternador é preso na no motor por 2 suportes, um tem uma bucha de borracha para ajudar na vibração (eu acho) o outro tinha uma bucha de aço inox, que eu não sabia que era um péssimo condutor, é o que estava causando o problema, criava uma resistência, substitui essa bucha de Inox e o problema acabou. Obrigado pelas dicas.

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    8. Parabéns André. Embora frequente , este tipo de defeito é difícil de ser detectado. Obrigado pelo retorno.

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  6. Boa noite Aparecido, tudo bem? Eu sei que essa publicação não é a específica, mas eu tenho um problema. Comprei uma Sprinter 311 2003 que que foi adaptado um motor MWM 229. Acontece que segundo uma auto elétrica aqui de Porto Velho, a base de fusíveis da Sprinter é eletrônico e não mecânico (não entendi). Logo o velocímetro, contagiros, indicação de diesel não está funcionando. Por um acaso já pegou algum problema desse tipo? Se sim, entre em contato comigo por favor cristianosa07@gmail.com

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