Alerta de luz acesa, não esqueça o farol ligado

Alerta sonoro de luz acesa
A lei que obriga o uso do farol baixo durante o dia traz muitos benefícios para a segurança nas estradas. Mudança de hábito difícil a princípio. A punição para quem esquece de ligar é a multa, mas para muitos motoristas a punição por esquecer ligado é a descarga da bateria.
Colocar um dispositivo de alerta, similar ao existente em carros mais sofisticados, é uma boa opção para os mais distraídos. Minha sugestão é um circuito simples que usa poucos componentes, foto acima. Os três fios de conexão são ligados ao sistema elétrico como mostra na figura abaixo. Ao desligar a ignição e abrir a porta do veículo o buzzer emite um alerta sonoro avisando o motorista que a chave de luz ainda está ligada.
O circuito, destacado no retângulo, pode ser montado em uma placa isolante ou uma placa de circuito padrão, e os pontos unidos com fios e solda. Este circuito foi desenvolvido tomando como referência um veículo VW Gol que usa o interruptor de porta chaveado a massa e controle de luz interna comum.
Diagrama elétrico do alerta sonoro de luz acesa

O buzzer pode ser do tipo que emite som bitonal ou contínuo de 12 Volts.
Ligação da placa do circuito sinalizador 
 Os Diodos e o transistor PNP pode ser qualquer um para uso geral de 50 volts ou mais. Todos os componentes são facilmente encontrados em qualquer loja de componentes eletrônicos.  

Espero que este circuito desperte interesse e traga uma nova visão aos motoristas e profissionais para solucionar pequenos problemas cotidianos com o uso da eletrônica.

veja também:

7 comentários:

  1. Não seria mais fácil usar um relé temporizador e ligá-lo ao 15 da bateria? Visto que a grande maioria dos eletricista não possuem conhecimento em eletrônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Formigão, tem razão, mas será que adaptar um relê é tão fácil mesmo?
      Por outro lado, com a tecnologia dos carros atuais, não estar capacitado para algo assim tão simples é o mesmo que estar fora do mercado.

      Excluir
  2. Olá Sr, Aparecido Oliveira, alguma forma de entrar em contato com você ? O email cidoolivera@ig.com.br está retornando !
    Agradeço a atenção !

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde aparecido meu nome naldo
    Vc atende na sua oficina guau e endereço ou telefone

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.