Pulsador de bobinas de ignição com oscilador Esaki

Este pulsador é bastante simples, a base de tempo é determinada por um oscilador Esaki formado por um transistor de uso geral (T1) e o capacitor (C1). A frequência do oscilador depende das características do transistor e pode ser ajustado alterando o valor do capacitor C1.  Através de C2, D1 e T2 se grampeia os pulsos para excitar o amplificador de potência formador por T3 que levará o transistor de potência ao chaveamento e saturação para comandar a bobina de ignição ou outro elemento desejado. 
Esquema elétrico do circuito

 Lista de peças:

R1, R2 e R3 Resistores de 1KOhm 1/8 ou 1/4 Watts
R5 Resistor de 100 Ohms 1/4 Watts
R4 Resistor de potência cerâmico de 22 Ohms 5 ou  7 Watts
T1, T2 Transistor de uso geral BC546B
T3 Transistor BD137
T4 Transistor BUV48C (ou opicionalmente  2N6513, ou MJE13007, MJE13009 ou 2N6547)
D1 Diodo 1N4148
D2, D3 Diodos 1N4007
C1 Capacitor eletrolítico 10 microfarad, 16 Volts
C2 Capacitor eletrolítico 4,7 microfarad, 16 Volts.


Placa de circuito impresso padrão e lay out do circuito


O transistor de potência deve ser montado em um bom dissipador de calor e o resistor de potência R4 deve ser soldado afastado da placa ou montado em um pondo de boa troca de calor ou mesmo junto ao dissipador do transistor..
Confira o vídeo no You Tube.

35 comentários:

  1. Vc n teria um mais simples de montar devido aqui e meio complicado de adiquerir correntes devido a distância das lojas de eletrônicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata2000, o componente mais complicado seria o transistor de potencia BAV, os outros componentes são comuns. Sugestão: Reciclar um módulo de ignição transistorizada em que o transistor de potência esteja bom ou usar o transistor de uma bobina do gol Mi. Veja outra opcçao neste post: http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/2015/05/simulador-para-bobina-de-ignicao.html
      Não precisa ser desta maneira pode adaptar a montagem. Vou fazer um vídeo comentando as possíveis adaptações do projeto.

      Excluir
    2. bobina de plastico ou asfaltica

      Excluir
    3. qualquer uma, como comento no video.

      Excluir
  2. onde esta o circuito que uza o ci 555 ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/2015/05/simulador-para-bobina-de-ignicao.html tudo que está fora do tracejado mais o resistor do pino 3 do CI

      Excluir
  3. boa tarde professor. enviei uma pergunta sobre a questão da função da bateria como estabilizador de tensão. A pergunta é se é essa a razão pela qual não se deve remover a bat como o motor funcionando. Outra pergunta é a seguinte, inclusive o senhor já me respondeu uma vez. Eu pergunto sobre os alternadores que não tem mais diodos de excitação, como funciona estes alternador?
    Agora uma sugestão:Poderia fazer uma matéria sobre a regulação da corrente no rotor do alternador pelo regulador aquelas siglas D+,DF,etc. A casos em que o comando da corrente é pelo positivo em outro caso pelo negativo é difícil de compreender. Parabéns pelo canal. Uma fonte muito confiável de atualização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, sim esta é a razão para não desconectar a bateria. Os alternadores que não possuem diodos de excitação é o regulador que se encarrega de ligar/desligar a excitação pelo B+, veja esquema no post do regulador multifunção. boa sugestão, me aguarde.

      Excluir
  4. ola professor parabens pelo sua iniciativa deus o abençoe poderosamente tenho uma pergunta esse sistema pode ser para bobina de 3 pinos eu quero fazer um esperiencia com esse sistema obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega depende de que bobina de três pinos está falando! se for uma que possui módulo/driver integrado teria que fazer alterações no circuito.

      Excluir
  5. Quantô vc vende uma placa já feita com todas s peça na placa ??? Nilsondemelogomes@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Genilson infelizmente eu não vendo. Talvez um profissional de oficina eletrônica possa montar pra você.

      Excluir
  6. Olá professor , parabéns pelos videos tem sido de grande ajuda, que Deus o abençoe muito. professor gostaria de saber se o senhor mandaria o esquema controle de pulso PWM com o transistor de baixa tensão,o que foi usado para testar os atuadores.obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  7. Olá professor , parabéns pelos videos tem sido de grande ajuda, que Deus o abençoe muito. professor gostaria de saber se o senhor mandaria o esquema controle de pulso PWM com o transistor de baixa tensão,o que foi usado para testar os atuadores.obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  8. PROFESSOR , SÓ NÃO ESTOU COMPREENDENDO AS LIGAÇÕES , DE ONDE VEM ALIMENTAÇÃO , QUAL FIO VAI NOS TERMINAIS DA BOBINA , E OUTRA DUVIDA QUE POSTEI NO YOUTUBE , COMO FAZER A LIGAÇÃO NA BOBINA TRÊS PINOS DO SENTRA 2.0 ANO 2013.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meclu, a alimentação vem de onde você quiser, uma bateria ou fonte de 12 Volts contínua. Está claro na figura e no vídeo qual fio vai para a bobina (veja -1 ou seja borne 1 da bobina), o positivo da bobina é o positivo da bateria ou fonte. Use um catálogo ou esquema elétrico do veículo para identificar os terminais de uma bobina que não conheça. deixei a resposta do sentra no youtube. Mas antes de mais nada procure conhecer o componente para saber o que pode ser feito, os catálogos do fabricante pode ajudar bastante nisso.

      Excluir
  9. Profº,esse controlador aciona central eletronica também?

    ResponderExcluir
  10. Esse circuito pode ser montado em rede 220vca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. use uma fonte de 220 ac para 12 vdc.

      Excluir
    2. Nicolas para usar o circuito na rede elétrica de alta tensão é preciso adicionar três componentes comuns. Se for em 110V coloque um fusível para 120v 1 Ampere e logo após um diodo 1N4007, seguido de um resistor de 10k no lugar desses resistores de 1k da entrada descrita no circuito. Se for utilizar em 220V coloque um fusível para 250v 1A e logo após, um diodo 1N4007 seguido de um resistor de 22k que deverá substituir os dois resistores equivalentes de 1k. Nos diodos pode também ser utilizado uma ponte retificadora, ou ponte de diodos como é chamada, assim a retificação de fase fica completa, se bem que, rede 110 não me parece ter senóide no neutro.

      Vai funcionar!

      Excluir
  11. como faço para colocar o petenciometro, e qual a resistencia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Domingos, depende do quer que este circuito faça, mas teria que testar e com certeza não será fácil de adequar. Sugiro usar o circuito com o 555 é muito mais apropriado e flexivel para ajustar a sua necessidade.

      Excluir
  12. Boa noite Professor. E possível montar um inversor com uma bobina de ignição? Estou montando um inversor de alta tensão, pois preciso de 1.300 a 1.500v a parti de uma bateria de moto 12v 14Ah. Servirá para acionar circuitos resistivos conectados em série. 100/150 dispositivos. (Cada um possui 1.4 oHms de resistencia, e para serem acionados necessita de 1,25Ah de corrente e 1,5v). Quero testar a possibilidade de compensar a baixa corrente de saída do inversor com uma alta voltagem. Lei de ohm. E possível? Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, se eu gerar um um sinal pwn com o Arduino para uma bobina com modulo de ignição integrado, por exemplo a bobina do Golf de 6 fios do gol g6( uma por cilindro) ou até a do corsa de 4 fios, o meu projeto e ler o sinal do distribuidor aranha e gerar um sinal pwn para chavear a ou as bobina é possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza é possível, desde que consiga identificar os cilindros.

      Excluir
  15. No transistor T1 bc 546b.Onde e ligado a base do transistor?so Tem o desenho tracejado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isto mesmo que está vendo colega. Não está ligado a lugar nenhum, por isso se chama esaki

      Excluir
  16. Olá Professor!
    Primeiramente obrigado por compartilhar este projeto!
    Eu montei, e com a bobina do vectra funciona perfeitamente... porem tentei testar a Bobia de uma moto Honda BIS 2008 e não consegui... o transistor BUV aquece muito! em comparação com a outra bobina e a faisca na vela é bem fraquinha ...
    A Bobina é nova... e uso uma fonte de 12V 5A em ambos os casos.
    O que pode estar acontecendo?
    Tenho fotos e video, mas não consigo postar aqui...
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bobina de moto tem indutância muito baixa e não é compatível. Veja meu post sobre o funcionamento da cdi. Ela joga perto de 200 V na bobina. Vc está colocando só 12 Volts. Além disso o tempo deve ser muito curto.

      Excluir
  17. Oi Aparecido. Como eu faria um pulsador de bobinas sequencial 12v com um botão de acionamento? Por ex: 4 bobinas em sequencia. Aperta o botão , bobina 1. Aperta de novo o botão , bobina 2 ... Ou ao invés de um botão um sinal do sensor hall do distribuidor. É possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza, tudo é possível com micro controlador arduino ou pic. É só encontrar alguém que faça o hardware e o software conforme seu descritivo.

      Excluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.