Esquema elétrico do controlador PWM com driver de baixa tensão.

Um controlador PWM tem vasta aplicação no controle de componentes eletrônicos para fins diversos. Podemos destacar no automóvel o controle de rotação do motor do eletroventilador, bomba elétrica de combustível, aquecedor da sonda lambda, controle da marcha lenta com motor ou atuador eletromecânico, válvulas reguladoras de fluxo, iluminação em geral, etc.
Sua aplicação também é muito útil na manutenção para testes destes componentes. 
A seguir ilustro um circuito com o difundido NE555 que pode ser usado para testes de uma infinidade de componentes e também para controle de algumas cargas.
Com pequenas modificações nos componentes o circuito pode ser adaptado a uma infinidade de uso.   Com o transistor T1 sugerido, o 2Sk3569, é possível usar na ativação de bobinas de ignição inclusive, porém seria necessário suprimir o diodo D4.
Caso deseje uma frequência diferente o valor de C3 pode ser alterado. Valores mais altos resulta em frequência mais baixa.
Reduzindo ou curto circuitando R3 o ciclo ativo pode ser aumentado em até 99%.
Como está apresentado o circuito pode ser usado na ativação de eletroválvulas em geral, motor do corpo de borboleta, atuadores de marcha lenta, iluminação, etc.

Dados do controlador: 
Frequência aproximadamente 270 Hz, depende da tolerância dos componentes.
Ciclo ativo regulado de 7 a 70 %
Corrente controlada máximo 8 Amperes, deve ser montado em um bom dissipador de calor.
Alimentação bateria ou fonte 12 a 16 Volts 
          
Controlador PWM
Lista de peças:

R1- Resistor de 470 Ohm ¼ Watts
R2-  resistor de 10 K - 1/8 Watts
R3- Resistor de 47 K - 1/8 Watts
R4- Resistor de 1 K - 1/8 Watts
C1- Capacitor eletrolítico 47 microfarad por 16 Volts
C2, C3- capacitor de poliéster ou cerâmico de 22 nonofarad de 30 a 63 Volts
D1, D4 -Diodo retificador de uso geral 1N4001
D2, D3 -Diodo retificador de uso geral 1N4148
DZ - Diodo Zener 5,6 Volts 500 miliwatts
P1 – Potenciômetro linear comum 100 K
Ci - Circuito integrado NE555
T1 – Transistor mosfet 2SK3569
Opcionalmente pode ser montado os transistores IRF 630, 640 no lugar de T1, 
mas terá que eliminar alguns componentes – veja nota no esquema.
Outros: caixa para acomodar o circuito, fios de ligação de 0,8 mm2, dissipador de
calor para o transistor, placa de circuito impresso padrão.


Veja também: 
Pulsador de bobinas de ignicao com oscilador Esaki
Simulador para bobina de ignicao
Cuidados ao medir duty cycle

Pulsador de bobinas de ignição com oscilador Esaki

Este pulsador é bastante simples, a base de tempo é determinada por um oscilador Esaki formado por um transistor de uso geral (T1) e o capacitor (C1). A frequência do oscilador depende das características do transistor e pode ser ajustado alterando o valor do capacitor C1.  Através de C2, D1 e T2 se grampeia os pulsos para excitar o amplificador de potência formador por T3 que levará o transistor de potência ao chaveamento e saturação para comandar a bobina de ignição ou outro elemento desejado. 
Esquema elétrico do circuito

 Lista de peças:

R1, R2 e R3 Resistores de 1KOhm 1/8 ou 1/4 Watts
R5 Resistor de 100 Ohms 1/4 Watts
R4 Resistor de potência cerâmico de 22 Ohms 5 ou  7 Watts
T1, T2 Transistor de uso geral BC546B
T3 Transistor BD137
T4 Transistor BUV48C (ou opicionalmente  2N6513, ou MJE13007, MJE13009 ou 2N6547)
D1 Diodo 1N4148
D2, D3 Diodos 1N4007
C1 Capacitor eletrolítico 10 microfarad, 16 Volts
C2 Capacitor eletrolítico 4,7 microfarad, 16 Volts.


Placa de circuito impresso padrão e lay out do circuito


O transistor de potência deve ser montado em um bom dissipador de calor e o resistor de potência R4 deve ser soldado afastado da placa ou montado em um pondo de boa troca de calor ou mesmo junto ao dissipador do transistor..
Confira o vídeo no You Tube.