Um controlador PWM tem vasta aplicação no controle de componentes eletrônicos para fins diversos. Podemos destacar no automóvel o controle de rotação do motor do eletroventilador, bomba elétrica de combustível, aquecedor da sonda lambda, controle da marcha lenta com motor ou atuador eletromecânico, válvulas reguladoras de fluxo, iluminação em geral, etc.
Sua aplicação também é muito útil na manutenção para testes destes componentes.
A seguir ilustro um circuito com o difundido NE555 que pode ser usado para testes de uma infinidade de componentes e também para controle de algumas cargas.
Com pequenas modificações nos componentes o circuito pode ser adaptado a uma infinidade de uso. Com o transistor T1 sugerido, o 2Sk3569, é possível usar na ativação de bobinas de ignição inclusive, porém seria necessário suprimir o diodo D4.
Caso deseje uma frequência diferente o valor de C3 pode ser alterado. Valores mais altos resulta em frequência mais baixa.
Reduzindo ou curto circuitando R3 o ciclo ativo pode ser aumentado em até 99%.
Como está apresentado o circuito pode ser usado na ativação de eletroválvulas em geral, motor do corpo de borboleta, atuadores de marcha lenta, iluminação, etc.
Dados do controlador:
Frequência aproximadamente 270 Hz, depende da tolerância dos componentes.
Ciclo ativo regulado de 7 a 70 %
Corrente controlada máximo 8 Amperes, deve ser montado em um bom dissipador de calor.
Alimentação bateria ou fonte 12 a 16 Volts
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Controlador PWM |
R1- Resistor de 470 Ohm ¼ Watts
R2- resistor de 10 K - 1/8 Watts
R3- Resistor de 47 K - 1/8 Watts
R4- Resistor de 1 K - 1/8 Watts
C1- Capacitor eletrolítico 47 microfarad por 16 Volts
C2, C3- capacitor de poliéster ou cerâmico de 22 nonofarad de 30 a 63 Volts
D1, D4 -Diodo retificador de uso geral 1N4001
D2, D3 -Diodo retificador de uso geral 1N4148
DZ - Diodo Zener 5,6 Volts 500 miliwatts
P1 – Potenciômetro linear comum 100 K
Ci - Circuito integrado NE555
T1 – Transistor mosfet 2SK3569
Opcionalmente pode ser montado os transistores IRF 630, 640 no lugar de T1,
mas terá que eliminar alguns componentes – veja nota no esquema.